quarta-feira, 11 de junho de 2014

MARINGÁ: Saúde promove capacitação do programa de Pré-Natal Masculino

O coordenador da Política Nacional de Saúde do Homem, Eduardo Schwarz Chakora, e o consultor do Ministério da Saúde, Daniel da Costa, participaram nesta terça-feira (10), da oficina de capacitação do programa de Pré-Natal Masculino, promovido pela Secretaria de Saúde. O secretário Antônio Carlos Nardi abriu a oficina destacando a implantação do programa Saúde do Homem em Maringá e os avanços na promoção e prevenção em saúde também com o público masculino.

Nardi agradeceu a presença dos técnicos do Ministério da Saúde e destacou a oportunidade dos profissionais da rede na capacitação. Foram capacitados enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e profissionais do NASF das 29 Unidades Básicas de Saúde.

O objetivo geral do programa, explica o secretário Antônio Carlos Nardi, é promover a melhoria das condições de saúde da população masculina do município, contribuindo, de modo efetivo, para a redução da morbidade e mortalidade através do enfrentamento racional dos fatores de risco. Outro ponto importante é facilitar o acesso deste público às ações e aos serviços de assistência integral à saúde. 

Além de implantar o pré-natal masculino em todas as Unidades Básicas de Saúde, através do treinamento do pessoal será possível organizar, implantar, qualificar e humanizar a atenção integral à saúde do homem, dentro dos princípios que regem o Sistema Único de Saúde, além de fortalecer a atenção básica no cuidado com o homem, facilitando e garantindo o acesso e a qualidade da atenção necessária ao enfrentamento dos fatores de risco das doenças e dos agravos à saúde.

O programa vai ainda qualificar os profissionais de saúde da rede básica para o correto atendimento à saúde do homem; ampliar e qualificar a atenção ao planejamento reprodutivo masculino, inclusive a assistência à infertilidade; estimular a participação e inclusão do homem nas ações de planejamento de sua vida sexual e reprodutiva, enfocando a paternidade responsável, e ainda garantir a oferta da contracepção cirúrgica voluntária masculina.

Na prevenção o programa prevê promover e garantir, na população masculina, o teste rápido de AIDS e sífilis; garantir a oferta de preservativo como medida de dupla proteção da gravidez inoportuna e das DST/AIDS; estimular, implantar, implementar e qualificar pessoal para a atenção às disfunções sexuais masculinas; e garantir o acesso aos serviços especializados de atenção secundária e terciária para os casos identificados como merecedores destes cuidados.

Articulação

O programa de Pré-Natal Masculino abre espaço para uma articulação com ações que são realizadas desde o ano de 2009 nas UBS do município, além de outras ações que poderão ser concretizadas concomitantemente com o Programa Mãe Maringaense (Pré-Natal Feminino). Visa ainda o programa ampliar, através da educação, o acesso dos homens às informações sobre as medidas preventivas contra os agravos e enfermidades que atingem a população masculina, destacando seus direitos sexuais e reprodutivos.

Os profissionais vão trabalhar para estimular a população masculina, através da informação, educação e comunicação, o autocuidado com sua própria saúde e associar as ações governamentais com as da sociedade civil organizada, para efetivar a atenção integral à saúde do homem com protagonismo social na enunciação das reais condições de saúde da população heterogênea de homens.

A estratégia é fazer do pré-natal feminino o canal de inserção do homem na lógica preventiva instituindo simultaneamente o “pré-natal masculino”. Assim, o pré-natal será utilizado como porta de entrada. A importância no acompanhamento da saúde do parceiro está na prevenção de determinadas doenças sexualmente transmissíveis, que devem ser identificadas em benefício de uma gestação sem problemas. Nesse sentido, ao incluir o homem no pré-natal, o programa visa a saúde do casal. 

Durante o ano de 2014, a partir da capacitação das equipes do NASF e das UBS, serão realizadas atividades dentro do programa, como exames de rotinas e testes rápidos no momento que o homem acompanha a parceira no pré-natal; orientação da população masculina sobre a participação no pré-natal, parto e puerpério; atualização da carteira de vacinas; desenvolvimento de temas voltados para o público masculino nas atividades educativas durante o pré-natal, além de proporcionar efetivamente a participação do homem no momento do parto e puerpério.
www.radiomaringa.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário