terça-feira, 23 de setembro de 2014

MARINGÁ - Palestra abordará música e ecologia sonora

“Nas músicas dos séculos XX e XXI, bem como nas artes sonoras, o som tem sido tema de questões teóricas e práticas que nos levam a refletir sobre a interação do som com o nosso entorno. Essa interação pode nos levar à ideia de uma ecologia do som (e, ainda, uma ecologia do silêncio) e a refletir sobre quais são as relações entre música-som-silêncio e o mundo, bem como, sobre as possibilidades de um fazer artístico e educacional que possa transformar nosso mundo, ou seja, como podemos interagir e escutar o mundo de outros modos. O campo de atuação da ecologia sonora é caracterizado pela sua interdisciplinaridade, que entrelaça referências com as artes, com as ciências exatas e humanas”, comenta a professora Andréia Azenhini, do curso de Música da UEM, ao divulgar a palestra com Janete El Haouli, pesquisadora na área de sonologia, radiomaker, ecologista sonora, produtora cultural e professora na Universidade Estadual de Londrina (UEL). O evento será no dia 30 deste mês, das 10 às 12 horas, no Bloco 8 da UEM, sala 8.

El Haouli é graduada em Música (piano), com mestrado em Ciências da Comunicação e doutorado em Artes, ambos pela Universidade de São Paulo (USP). Pós-doutorado pela Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Criou e coordenou o programa radiofônico Música Nova – rádio para ouvidos pensantes (1991_2005); o Núcleo de Música Contemporânea (1993_2008), além de dirigir a Rádio UEL FM (2001_2005), a Casa de Cultura da UEL (2007_2010) e a Divisão de Informação e Comunicação do Centro Cultural São Paulo (2012). Criou e dirige a Toca: arte ação criação, espaço cultural voltado para a criação, reflexão e produção em artes sonoras, músicas e áreas afins.

Idealizou, coordenou e participou de atividades pedagógicas, de criação e de pesquisa na área da experimentação vocal, da arte radiofônica, da ecologia sonora e da escuta de paisagens sonoras dentro e fora da esfera do rádio, apresentando-os em congressos, fóruns, bienais e encontros nacionais e internacionais. Entre eles, destacam-se: Escuta! Um abraço sonoro na cidade do Rio de Janeiro (1998); Bienal Internacional de Rádio (México: 2002, 2004, 2006, 2012); Rencontres Architecture Musique Ecologie (Suíça: 1999, 2002, 2010); Encuentro Iberoamericano sobre Paisajes Sonoros (Espanha, 2007; Mexico 2010); RádioFórum_em busca de um rádio inventivo (Brasil, 2008), Voz.Performance.Jogo.Poesia.Corpo (Brasil_FILO, 2009), Cem Ruídos: música e ecologia sonora (Brasil, 2013) e muitos outros. Publicou o livro-CD Demetrio Stratos: em busca da voz-música, na Itália em 1999 (5ª edição), no Brasil (2003) e no México (2006).

Além disso, desenvolveu projetos comissionados de criação radiofônica para a WDR de Colônia (StratoSound),  DeutschlandRadio de Berlim (Brasil Universo, em parceria com Hermeto Pascoal), Radio Educación, Mexico (Stratophonia), Radio Cultura FM de São Paulo, entre outros. Estes e outros trabalhos foram apresentados na Finlândia, Rússia, Itália, Suíça, México, França, Uruguai, Argentina, Áustria, Espanha, Portugal, entre outros. Integra o Collectif Environnement Sonore (France, Suisse).

A palestra é destinada a estudantes, professores e interessados no tema. Para acadêmicos o valor da inscrição é de R$ 5,00 e para não acadêmicos, de R$10,00. A coordenação geral do evento é das professoras Andréia Anhezini e Cassia Coelho de Souza. As inscrições podem ser feitas na Secretaria Departamento de Música (Bloco 8) de 24 a 29 deste mês. Outras informações pelo telefone 3011-4092.
 Mais www.radiomaringa.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário