quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

MARINGÁ - Cida Borghetti recebe comitiva ucraniana interessada em parceria com o Paraná na área da saúde

A vice-governadora do Paraná, Cida Borghetti, recebeu na quarta-feira, o embaixador da Ucrânia no Brasil, Rostyslav Tronenko, e uma comitiva diplomática e empresarial daquele país, interessada em parcerias na área da saúde. O encontro, no Palácio Iguaçu, teve a presença da embaixatriz Fabiana Tronenko, do gerente para a América Latina da empresa farmacêutica Yuria-Pharm, Kirill Paulikhin, e o diretor-presidente do Tecpar, o Instituto de Tecnologia do Paraná, Júlio Felix. Cida Borghetti disse que o Paraná vem se destacando cada vez mais com esses acordos e apoios internacionais.

Recentemente a vice-governadora e o embaixador da Ucrânia estiveram no Ministério da Saúde e apresentaram o potencial fármaco e uma possível parceria para abastecer o SUS, o Sistema Único Brasileiro. De acordo com o diretor-presidente do Tecpar, Júlio Felix, o governador Beto Richa já visitou empresas ucranianas com potencial para cooperar com o estado e hoje foi dado mais um passo importante e firme nas negociações.

A comitiva visitou também as instalações do Tecpar e para conhcer o Parque Tecnológico da Saúde. O embaixador da Ucrânia no Brasil afirmou que o país tem o interesse de ampliar as parcerias com empresas paranaenses. 

Já o gerente da Yuria-Pharm, adiantou que a intenção da empresa é a de entrar no mercado brasileiro já no ano que vem, quando a companhia obtiver os registros de medicamentos para tuberculose na Anvisa, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária. A relação do país do Leste Europeu com Governo do Paraná na área de saúde foi intensificada a partir deste ano, com a formalização de um processo de incubação de uma empresa ucraniana, por meio da Intec, a Incubadora de Inovação Tecnológica do Tecpar. www.radiomaringa.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário