quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

MARINGÁ - Projeto que auxiliará produtores é divulgado na Jornada de Horticultura

O Projeto Horticultura, que auxiliará produtores rurais da região, foi divulgado durante a solenidade de abertura da Jornada de Horticultura, na noite desta quarta-feira, dia 9. O seu coordenador, professor José Usan Torres Brandão Filho, explicou que o projeto, financiado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, no valor de cerca de R$ 1,5 milhão, é bem abrangente e vai levar as melhores práticas de olericultura, plantas medicinais, fruticultura e floricultura para produtores da área de abrangência da UEM a partir do próximo ano.

Os trabalhos serão desenvolvidos por seis bolsistas recém-graduados, oito bolsistas acadêmicos de Agronomia e dez professores e vão englobar ações nas feiras dos produtores, dias de campo, melhorias técnicas de hortas, pomares e estufas de flores até contabilidade rural.

Ainda durante a solenidade, a presidente da AgroJr Consultoria, Fernanda Schubert Reis, comentou sobre as ações da entidade em benefício do curso como um todo e sobre sua felicidade em participar do evento e do projeto. Colocou a AgroJr à disposição para auxiliar o projeto. Já o diretor-adjunto do Centro de Ciências Agrárias, Altair Bertonha, destacou que o projeto se resume em três palavras: vanguarda, 

ousadia e coragem. Elogiou ainda a iniciativa que trará benefícios para produtores rurais da região.
A programação de palestras e mesas-redondas segue até sexta-feira, dia 11, na sede do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino de Maringá e Região. Os debates estão agrupados nos temas Floricultura: oportunidades e desafios; Manejo Fitossanitário em Olericultura; e Fruticultura Tropical e Subtropical.

No sábado, dia 12, haverá o dia de campo. Em Marialva, para discutir a cadeia produtiva de flores e uva rústica para vinho e, no Centro de Treinamento em Irrigação da UEM, sobre cultura de tomate. Outras informações sobre o evento, promovido pela AgroJr Consultoria e pelo Departamento de Agronomia da UEM, na página https://www.facebook.com/events/1051668864877758/.
+ www.radiomaringa.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário