terça-feira, 1 de dezembro de 2015

MARINGÁ - Olimpíada de Matemática premia vencedores

A Olimpíada de Matemática de Maringá e Região, promovida pelo Departamento de Matemática da UEM (DMA), realizou a solenidade de premiação dos vencedores nesta segunda-feira à noite, dia 30 de novembro, na Câmara Municipal. O evento registrou 933 inscritos nas categorias Ensino Fundamental Nível 1 e Nível 2 e Ensino Médio. Os premiados receberam medalhas e livros com histórias, problemas e curiosidades matemáticas, além do convite para participar de programas de treinamento para olimpíadas, oferecidos pelo projeto de extensão do DMA denominado Treinamento Intensivo de Matemática Elementar, cujo site éwww.dma.uem.br/time.

Segundo o coordenador da Olimpíada, Thiago Fanelli Ferraiol, o evento objetiva motivar alunos a prosseguirem a resolver problemas desafiadores e a ver a Matemática além das contas, diferente da visão pragmática. Explica que a Matemática é ciência das relações e não apenas das contas. Informou que os professores do departamento se cotizaram para aquisição de livros para os premiados. A chefe do DMA, Alexandra Abdala Cousin, destacou os projetos do DMA e sobre as possibilidades da carreira na área.

O diretor do Centro de Ciências Exatas, Cícero Lopes Frota, disse que, como matemático, ficou duplamente honrado com o evento. Ressaltou que o projeto é importante e serve como ponte com a comunidade externa, principalmente, com alunos que, em breve, vão fomentar a pesquisa e estar na universidade. A chefe do Núcleo Regional de Educação de Maringá, Maria Inês Teixeira Barbosa, comentou o bom desempenho das escolas públicas e que o projeto das olimpíadas é interessante e serve para mostrar os alunos que se destacam.

O vice-reitor Júlio Damasceno elogiou o projeto e disse esperar que ele prossiga por muito tempo. Falou que a UEM está aberta para apoiar iniciativas como essas. Já o vereador Humberto Henrique, que foi o primeiro a receber a comissão do evento e fez os encaminhamentos para que a Câmara fornecesse as medalhas para os premiados, destacou que está à disposição para receber a equipe novamente no próximo ano e também a interceder para que seja criada uma lei instituindo a olimpíada como evento oficial do município. Henrique informou que, na década de 1960/70, havia a Olimpíada Giampero Monacci, que deixou de ser realizada.

A Olimpíada é uma competição científica para alunos dos ensinos fundamental e médio que visa descobrir talentos para a área e divulgar a matemática com problemas curiosos e desafiadores além das contas e dos rotineiros exercícios de fixação. Este é o segundo ano em que a competição é realizada e contou com a parceira da Câmara Municipal de Maringá e de algumas universidades onde foram aplicadas as provas. No primeiro ano, houve 320 inscritos.
www.radiomaringa.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário