terça-feira, 26 de janeiro de 2016

RÁDIO MARINGÁ - Teoria de Pierre Bourdieu é explorada em livro

O professor Walter Praxedes, do Departamento de Ciências Sociais da UEM, explorou como a abrangente teoria sociológica de Pierre Bourdieu (1930-2002) trata a educação como um componente fundamental dos processos de constituição do mundo social. 

Para ele, conceitos como habitus, prática, estratégia, campo, capital cultural, violência simbólica e reprodução social são importantes ferramentas teóricas utilizadas para entender como o sistema escolar confirma e reproduz as desigualdades "de desempenho escolar de crianças provenientes das diferentes classes sociais".

Praxedes explica que assim “evidenciam-se mecanismos muitas vezes ocultos - ou que insistimos em não enxergar - presentes no cotidiano escolar, que contribuem para a reprodução das desigualdades sociais e das formas de dominação política que hierarquizam as sociedades contemporâneas. 

Para Pierre Bourdieu, somente se conhecermos os mecanismos que fazem que a educação escolar contribua para a reprodução das desigualdades e dos privilégios, poderemos trabalhar para construir alternativas pedagógicas críticas e reflexivas que os minimizem ou até mesmo os neutralizem, como nos sugerem alguns princípios pedagógicos apresentados aqui para o debate educacional”.

O livro pode ser adquirido no site da Editora Edições Loyola Jesuítas (http://www.loyola.com.br/produtos_descricao.asp?lang=pt_BR&codigo_produto=30022).
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