sexta-feira, 10 de abril de 2015

MARINGÁ - Coluna Orlando Gonzalez

ORLANDO GONZALEZ

Maringá eliminado
Não vou aproveitar o momento, a eliminação no Campeonato Paranaense, para dizer que o time do Maringá FC é fraco, que o técnico não serve, que o futebol na cidade não existe. Time por time, entre Maringá e Londrina, qual é melhor? A resposta lógica (é o Londrina, pela vitória), mas no futebol não tem essa de lógica. Em esporte de quadra, vôlei, basquetebol, etc... o Maringá jamais perderia para o Londrina, porque no indoor o melhor sempre vence e no futebol isso nem sempre acontece. Mas o elenco do Maringá, pelo segundo ano consecutivo, pecou e feio contra o Londrina. Foi arrogante, sem humildade, fortalecendo o time rival no psicológico, que no futebol faz grande diferença, na questão motivacional... O Maringá comemorou a vaga nas semifinais após vencer no Estádio do Café, na primeira partida, por 2 a 1. O time comemorou, e em entrevistas falou-se, inclusive, que o Maringá venceria os dois jogos. Foram os próprios jogadores londrinenses que falaram sobre essas situações logo após a vitória no jogo de anteontem no Willie Davids. Em 2014, o Maringá também comemorou o título antes, no Café, e ´dançou´. O Londrina, em ambas as situações, apresentava rendimento aquém do esperado, mas acabou reagindo com a ajuda do próprio Maringá. Detalhe curioso dos jogos decisivos: Germano perdeu, como no ano passado, a primeira cobrança. E o Maringá perdeu o último chute: 2014 para fora e 2015 na trave.

Falta de sorte?
O Maringá perdeu nos pênaltis para o Londrina e não tem essa de sorte não. É treinamento. É competência. Essa argumentação, sorte, é amadora.

E o árbitro?
Colega de imprensa falou ao colunista que o árbitro Rafael Traci não teve grande influencia no resultado da partida. O Maringá criou várias oportunidades, e não venceu durante os 90 minutos porque foi incompetente. Será mesmo? Bom, marcar gol no futebol, apesar de parecer, não é tão fácil. E se o time cria várias oportunidades, é porque não é tão incompetente assim, mas eu concordo que o time perdeu muitos gols. Agora, volto ao árbitro do jogo. Vamos imaginar o placar de 2 a 1 para o Londrina, e ao invés de seis ou sete minutos do primeiro tempo, se fosse aos 46 minutos do segundo tempo, e o Maringá tivesse um gol anulado erradamente. E aí, o árbitro influenciaria ou não no resultado do jogo? E outra, um gol anulado erradamente é um erro fatal. É o único erro fatal de uma arbitragem. Um impedimento mal anulado não chega a ser fatal caso a jogada não seja concluída, mas um gol... Só que a diretoria do Maringá, que votou no atual presidente da Federação Paranaense de Futebol, parece que não tem força na FPF.

Torcida nas arquibancadas
A coluna acertou quando divulgou que mais de 10 mil torcedores compareceriam ao estádio para acompanhar a partida. E se comprovou também que ´jogo bom´, mesmo com transmissão de TV aberta, não tira torcedor do estádio.

Elogios ao estádio
A imprensa de Londrina elogiou o gramado do Estádio Willie Davids e também a iluminação. “É até vergonhoso a gente ver esse gramado e essa iluminação. Lá em Londrina temos uma iluminação de boate. Aqui parece jogo às 4 horas da tarde”. Um pouco depois, ainda antes da bola rolar, a única crítica: “Esse locutor no estádio, fazendo essa barulheira, falando da vitória em Londrina no aniversário do Londrina, querendo jogar a torcida contra o time adversário é uma coisa de várzea. Isso não cabe mais no futebol”.

De novo Maringá x Londrina!
A eliminação decepcionou. O time também perdeu a vaga na Série D de 2015 e Copa do Brasil de 2016. Mas ainda resta a Copa do Brasil de 2015, e time que venceu o Madureira-RJ, por 2 a 0, no primeiro confronto e vai realizar o jogo de volta em Conselheiro Galvão. Se passar, espero que pegue o Santos. É claro que não vai passar pelo Santos, mas será melhor, né? Que não aconteça nenhuma zebra e o Londrina supera o Peixe. Acho que vai ser o fim se o Maringá ´trombar´ com o Londrina na Copa do Brasil, e ser eliminado de novo pelo Tubarão. Que a diretoria do Maringá ´abra o olho´. Se começar a dispensar jogadores importantes e pegar o Londrina, e perder de novo, a situação vai ficar ainda mais complicada, como também perder de goleada para o Santos.

Arbitragem patrocinada
Empresa que patrocina o Palmeiras vai patrocinar a arbitragem da Federação Paulista de Futebol. A Fifa é contrária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário