quarta-feira, 14 de outubro de 2015

RÁDIO MARINGÁ - Ética e responsabilidade são destaques em simpósio na UEM

O X Simpósio de Filosofia da UEM debaterá vários temas ligados à ética e à responsabilidade,de 19 a 22 deste mês. As conferências e as mesas-redondas serão no anfiteatro do Bloco F-67, já as comunicações nos blocos H-35 e B-12. Embora as atividades comecem de manhã, a solenidade de abertura está marcada para as 13h30, no F-67. Logo após, o professor Christian Viktor Hamm (UFSM) profere a conferência A Ideia Kantiana do Esclarecimento como Saída do Homem da sua Menoridade. A seguir, será realizada a mesa-redonda com os temas O Realismo Moral de Franz Brentano e o Imperativo Categórico e o Conceito de Dever na Filosofia Prática de Kant.

Segundo os organizadores, “esta edição dedica-se ao tema da Ética, pensado a partir da correlação entre a noção de ação e responsabilidade. É no âmbito da chamada responsabilidade moral que se entrevê o papel de um sujeito moral capaz de ser juiz de si mesmo e princípio de seus atos. Para importantes filósofos do pensamento ético, como Aristóteles e Kant, o sujeito responsável, autor de seu ato, é considerado também a causa desse mesmo ato. A subjetividade se constitui, para parcela expressiva do pensamento moderno, um polo importante e significativo para se pensar a moralidade dos atos humanos”.

“A diversidade de abordagens das palestras deste Simpósio permitirá uma análise crítica do tema da responsabilidade, indispensável para o mundo atual. Neste X Simpósio de Filosofia, pretendemos aproximar os esforços de pesquisadores dedicados ao tema da ética e promover o aprimoramento dos cursos de graduação e de pós-graduação em Filosofia da UEM, ampliando as oportunidades de interlocução com outros grupos congêneres e favorecendo a orientação das pesquisas desenvolvidas por seus estudantes”.

A realização do evento, promovido pelo Departamento de Filosofia da UEM e pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia, conta ainda com o apoio do Grupo de Estudos Ética e Moralidade, presente no curso de Filosofia desde 2013. Outras informações no site www.dfl.uem.br.
+ www.radiomaringa.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário