quarta-feira, 14 de outubro de 2015

RÁDIO MARINGÁ - Iniciado processo de criação da Cooperativa de Consumo

Com uma reunião entre produtores, consumidores e técnicos da agroecologia, nesta terça-feira, dia 13, foi iniciado o processo de criação da Cooperativa de Consumo. Durante o encontro convocado pela Rede Solidária de Consumo Consciente do Noroeste do Paraná, Edson Pilatti e Iuri Dassi apresentaram o projeto e o professor José Ozinaldo Sena, coordenador do Núcleo de Agroecologia e Agricultura Sustentável da UEM (Nads), relatou parte do histórico de criação da rede e do contexto que levou à proposta de criação da cooperativa. Sena ainda alertou sobre os perigos dos agrotóxicos e da transgenia na saúde, sobre alimentação saudável, sobre a necessidade de se valorizar os agricultores agroecológicos.

Além disso, foram apresentados dados sobre a entrega piloto de cestas com produtos agroecológicas no mês passado. A intenção é estreitar os laços entre os produtores e os consumidores, oferecendo produtos de qualidade sem intermediários a um preço mais acessível. A avaliação da entrega piloto foi positiva, com necessidade de alguns ajustes. A próxima entrega está prevista para 30 deste mês. 

Também foram criados quatro grupos de trabalho. Um cuidará da promoção da cooperativa; outro, do processo de comercialização; o terceiro, da criação do estatuto; e o quarto, da organização da produção e das famílias dos produtores. Os estudos e trabalhos executados serão discutidos em reunião no dia 26, a partir das 18 horas, em local ainda não definido. Já no dia 9 de novembro, haverá uma assembleia para avaliação da entrega dos produtos do dia 30 e discussão sobre a formalização da cooperativa, que deverá ser composta por produtores agroecológicos, consumidores, técnicos da agroecologia e outros interessados.

Os consumidores interessados nos produtos poderão ter acesso ao catálogo, que vão desde verduras e legumes até doces, massas, iogurte e granja, a partir de 18 deste mês, em site, com preços mais acessíveis. O site será lançado oficialmente, nesse dia, durante o Almoço Agroecológico da Roça na UEM. O convite para o almoço pode ser adquirido no Nads, a R$ 25. Nessa ocasião, também será lançado o dossiê da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) sobre os riscos que os agrotóxicos oferecem à saúde humana.

Enquanto isso, os produtos podem ser encontrados na feirinha, às terças-feiras, das 13 às 17 horas, no corredor central da UEM (próximo à Cantina Central).

Os cerca de 60 fornecedores dos produtos agroecológicos são agricultores familiares em base ecológica, certificados ou em processo de certificação pela Rede Ecovida e Ecocert, organizados em associações e cooperativas.
Informações adicionais no Nads, fone 3011-5847, ou no www.facebook.com/nucleoagroecologia.

+ www.radiomaringa.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário