terça-feira, 27 de outubro de 2015

RÁDIO MARINGÁ - Vilanova Artigas será homenageado em Maringá

O centenário de nascimento do arquiteto Vilanova Artigas (1915-2015) será comemorado nesta quinta-feira, dia 29, em Maringá. O evento, que contará com exibição do documentário Vilanova Artigas: o arquiteto e a luz, começa às 19h30, no Teatro Calil Haddad. O documentário repassa a vida e a obra do arquiteto e urbanista paranaense, com depoimentos de colegas, como os arquitetos Paulo Mendes da Rocha e Ruy Othake, além da família e de outros personagens que conviveram com o curitibano, como o ator e amigo Juca de Oliveira. Além do filme, serão lançados dois livros: À Mão Livre do Vovô, com desenhos do arquiteto, e Vilanova Artigas, de Rosa Artigas e Marco Artigas, que estarão presentes na noite de autógrafos.

Em artigo publicado no Jornal O Duque, edição nº 18/2015, intitulado Artigas no Duque, a arquiteta e professora da UEM, Tânia Nunes Galvão Verri, comentou que “A força de sua fala, o domínio do discurso artístico e sua militância resultaram num conjunto de obras constituídas solidamente, que atingem, sobretudo nas obras paulistas, uma linguagem própria, forte e característica de quem atuava nos campos político e profissional, indistintamente”. Para a professora da UEM, Artigas foi um autor que fazia arquitetura com arte. “Sua obra é monumental e eterna e sua mensagem, revolucionária”.

Verri relembra o início de sua relação com Artigas. “Nossa relação com o mestre se iniciou de maneira prosaica, pois a primeira vez que chegamos a Londrina – cidade que tem um acervo importante de sua autoria – no final dos 80s, desembarcamos na mais moderna rodoviária do país. Não tínhamos consciência disso, tampouco da relevância de seu trabalho, ideia que foi, na graduação em arquitetura na UEL, apresentada e apreendida. Imediatamente tivemos a noção do tamanho de seu pensamento e obra, e se tornou o grande mestre para as ações arquitetônicas, políticas e sociais. As obras de Londrina foram concebidas, segundo o próprio autor, “ao sabor da época”, revelando a sintonia que estabelecia com as vanguardas modernas, nas figuras de Le Corbusier e Oscar Niemeyer”.

A solenidade é promovida pelo Instituto de Arquitetos do Brasil/Núcleo de Maringá, com apoio da UEM/CTC/DAU, da Secretaria de Cultura de Maringá, Conselho de Arquitetura e Urbanismo/PR. A entrada é franca, mas a presença deve ser confirmada pelo e-mail atendimento.maringa@caupr.gov.br. Outras informações pelo link www.caupr.org.br/?p=14962
www.radiomaringa.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário