quinta-feira, 2 de julho de 2015

COLUNA ORLANDO GONZALEZ - 02/07

ORLANDO GONZALEZ


Em quadra
O time feminino do Maringá/Famma trocou ontem o ginásio de esportes do Colégio Regina Mundi pelo Chico Neto para realizar o penúltimo treino antes da quinta etapa do Campeonato Paranaense de Vôlei feminino, no fim de semana, em São José dos Pinhais. A equipe de Maringá lidera o Estadual.

Vamos perder tempo
A comissão técnica e a CBF perceberam que a Seleção Brasileira é um fracasso, exceção ao jogador Neymar, e agora inventam conferência com ex-técnicos, imprensa, enfim, com o ´mundo´ para tentar descobrir o problema. É muito simples. O negócio é formar uma Seleção Brasileira com jogadores que atuam somente no Brasil, como base. De fora, somente o Neymar, porque ficou comprovado que não é de jogador com experiência internacional que a Seleção Brasileira precisa. Os jogadores nacionais, simplesmente os melhores em cada posição, evidentemente, vão jogar com muito mais ´garra´ pelo Brasil. Outra possibilidade: o Cruzeiro é o time modelo do Brasil. Então convoca 99% do time mineiro, mais Neymar e outro destaque nacional, e vamos para as Eliminatórias Sul-Americanas. Tem que colocar em campo um time entrosado. Não adianta colocar ´medalhão´ rico, que só se preocupa em arrumar o cabelo ou com a cor da chuteira que vai jogar. Libera o Cruzeiro de competições, e banca os patrocinadores da equipe, quem sabe até nas camisetas da Seleção Brasileira, no CT, enfim, situações que podem ser resolvidas para salvar a Seleção Brasileira. É claro, tem que trocar o comando técnico também.

Agora vamos ver...
os técnicos que vão aceitar fazer parte deste conselho. Aliás, isso não é novidade, algo semelhante já ocorreu há algum tempo.

Tem que mudar também...
a fórmula de disputa do Campeonato Brasileiro. O pelotão da ´ponta´ se mantém garantido, na briga pelo título, os times que vêm na seqüência, tentam se manter para não cair, e segurar os patrocinadores, enquanto a ´turma de trás´ fica desesperada para não cair. Hoje, as notícias do Brasileiro destacam mais os times que vão cair. Fala-se muito mais do descenso do que da briga pela liderança. Um campeonato sem graça. O brasileiro gosta de semifinais, finais, em dois jogos. O futebol brasileiro precisa voltar a ser de ´disputa´. A fórmula europeia não tem nada com o futebol brasileiro.

Pontuação
Entendo até que a CBF poderia ver com a Fifa a possibilidade de mudar a pontuação, para fazer com que os times voltem a jogar no ataque, atrás da vitória. Hoje, o empate está bom, garante o emprego do técnico e não compromete ninguém, é claro, tirando os times que estão lá atrás. Por exemplo: empate em um gol ou gols, um ponto para cada time, como ocorre. Empate sem gol, ninguém pontua. Vitória de um gol de vantagem no placar, o vencedor fatura dois pontos. Vitória com dois gols de vantagem, ganha três pontos na classificação. Vitória com três gols de vantagem ou mais, o time vencedor assegura quatro pontos. Os times iriam jogar em busca do resultado positivo, e os incompetentes, que ficam ´amarrando´ o Campeonato Brasileiro e o futebol brasileiro iriam ´sumir´. É isso que precisa. É uma ideia, e olha que a coluna nem foi consultada para o conselho.

Na Rádio Maringá
Informações do esporte, também na Rádio Maringá Web – www.radiomaringa.com.br -, o site esportivo mais acessado de Maringá.

Arapongas ameaça
O Grêmio Araponguense ameaça não disputar a Taça FPF. É que a equipe não quer pagar os R$ 250 mil para trocar o nome, já que oficialmente o time está registrado na Federação Paranaense como Apucarana Sports. E para disputar a competição como Grêmio Araponguense somente depositando o valor na FPF.

É convocado
O goleiro Juliano Marlon Chade, do Atlético, foi convocado para a Seleção Brasileira de Futebol Sub-22. O jogador vai participar do Jogos Pan-Americanos 2015, em Toronto, no Canadá.

Maringá segue treinando
O Maringá FC treina ´forte´ visando a estreia na Taça FPF, que acontece no próximo domingo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário