terça-feira, 22 de julho de 2014

MARINGÁ - Jarid Arraes fala sobre preconceito contra mulher negra

Jarid Arraes, blogueira, cordelista e colunista da Revista Fórum, proferiu a palestra de abertura do I Colóquio Feminismo Negro, nesta segunda-feira, dia 21, na UEM. Ela abordou questões sobre o preconceito contra mulher negra que é maior que o verificado entre mulher branca e outros grupos. Para ela, é preciso trazer a questão para dentro do feminismo e ver suas diferentes necessidades e lutas. Arraes destacou que os discursos, os diálogos devem ser diversificados. Lembra que o discurso sobre a mulher negra deve extrapolar os problemas e deve mostrar sua alegria, força, sua função como educadora, sua positividade.

A mestranda em Ciências Sociais da UEM, Eliane Oliveira, concentrou sua fala em Cláudia Silva Ferreira, homenageada pelo evento. Ferreira foi baleada durante tiroteio entre policiais e traficantes do Morro do Congonha, no Rio de Janeiro, em março, quando havia ido comprar pão. Enquanto era levada pelos policiais para o hospital, o porta-malas se abre e ela é arrastada por um trajeto de 250 metros. Mesmo alertados pela população, a viatura não pára. E ela não resiste. A mestranda lembrou que a mulher era mãe de quatro filhos e cuidava de mais quatro sobrinhos. Disse que a polícia que mata, geralmente o faz contra gente negra e pobre, trabalhadora, lutadora, mãe.

A coordenadora do evento, Marivânia Conceição de Araújo, esclareceu os objetivos do colóquio e o porquê da discussão sobre a mulher negra. Aproveitou a ocasião para convidar interessados em participar do Programa Núcleo de Estudos Interdisciplinares Afro-Brasileiros (Neiab), que discute questões vinculadas aos negros no Brasil.

Durante a solenidade de abertura, também houve a apresentação do Ingazeiro Maracatu. O evento é promovido pelo Neiab e pelo Departamento de Ciências Sociais (DCS)Na programação, palestras, oficinas em escolas estaduais de Maringá (dia 22 de manhã), apresentações culturais e exposição, entre outros. A mostra, intitulada Feminismo Negro, estará aberta à visitação na Biblioteca Central, durante o período do evento.  
Nesta terça-feira, dia 22, a partir das 17 horas, no gramado da UEM, haverá Roda de Conversa Feminista. No dia 24, às 18h30, no Bloco I-12, será exibido o filme Cinderelas, Lobos e um Príncipe Encantado, no Cinuem, com debate posterior com as professoras Carla Almeida (DCS) e Marivânia Conceição de Araújo (DCS). No dia 25, às 19h30, marcando o Dia da Mulher Afro-Latina-Americana e Caribenha, estão programados a palestra com a professora Maria Nilza da Silva, da UEL, e o II Desfile Afro Brasileiro – UEM, no Bloco H-35. No dia 23, estava agendada a apresentação de Elisa Lucinda, mas foi cancelada. Outras informações pelo fone 3011-4288 ou e-mail neiab@uem.br.
www.radiomaringa.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário