quinta-feira, 17 de setembro de 2015

MARINGÁ - Geosul debate principais inovações da geotecnia

A Universidade Estadual de Maringá sedia o X Simpósio de Prática de Engenharia Geotécnica da Região Sul (Geosul 2015), desta quinta-feira a sábado, de 17 a 19 deste mês, no Bloco B-33 (CAE/PDE). Durante a solenidade de abertura, o secretário geral da Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ABMS), Alessander Kormann, e o vice-presidente do Núcleo Regional PR-SC da ABMS, Luiz Henrique Felipe Olavo, destacaram a qualidade do evento, que reúne o melhor da geotecnia, e apresenta conteúdo do dia-a-dia. 

O presidente da comissão organizadora, Antônio Belicanta, disse que o Geosul é um evento consagrado que reúne pesquisadores, empresários, profissionais e estudantes das engenharias. O diretor do Centro de Tecnologia da UEM, Ricardo Dias Silva, lembrou que o CTC abriga os cursos das engenharias, cada vez mais qualificados e reconhecidos nacional e internacionalmente.

O vice-reitor Julio Damasceno ressaltou que o Geosul é uma iniciativa que já deu certo e reúne plateia heterogênea e que esse mix permite a troca, o fluxo de informações. Citou que a programação contava com apresentação de trabalhos de grupo que produz conhecimento. Disse que vivemos em época que não precisaria de eventos para troca de experiência, mas que a via digital não propicia calor humano. 

Para ele, o Brasil é um país jovem que precisa crescer e que a tecnologia está presente na evolução do país de forma positiva ou negativa. Comentou que o país não avança sem o trabalho de qualidade e de quantidade dos engenheiros.
Logo após a cerimônia de abertura, houve uma homenagem póstuma a engenheira Andréa Sell Dyminski. A seguir, o professor aposentado da UFPR, Paulo Roberto Chamecki, proferiu a palestra Instrumentação por Fibra Ótica – aplicações na geotecnia. A programação do Geosul traz ainda apresentação de 23 trabalhos, cinco minicursos, outras seis palestras, workshop e a premiação do Prêmio Samuel Chamecki. Dos oito concorrentes, foram selecionados três, que serão apresentados na sexta-feira de manhã. O Geosul conta com cerca de 220 participantes.

O Geosul é promovido pela Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica, com apoio institucional da UFPR e da UEM. Outras informações pelo site www.geosul2015.com.br, fone (41) 3361-3106 ou e-mailnrps@abms.com.br.

+ www.radiomaringa.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário