terça-feira, 22 de setembro de 2015

RÁDIO MARINGÁ - Biociências e Fisiopatologia são destaques na UEM

Dois grandes eventos na área de Biociências trazem pesquisadores renomados à UEM. O Programa de Pós-Graduação em Biociências e Fisiopatologia (PBF) está promovendo o VI Simpósio de Biociências Aplicadas à Farmácia e o II International Meeting of Biosciences and Physiopathology, desta terça a sexta-feira, 22 a 25 deste mês, no Bloco B-33 (CAE/PDE). Durante a solenidade de abertura dos eventos que reúnem 250 participantes, três palestras, sete mesas-redondas e 173 trabalhos em forma de pôster, a coordenadora do PBF e dos eventos, Débora Mello Gonçales Sant’Ana, comentou de seu prazer em realizar o simpósio e pelo número de inscritos principalmente em um ano de tantas dificuldades econômicas, políticas, humanas, entre outras.

Sant’Ana destacou que todos estavam comprometidos em trocar ideias, conhecimentos. A professora aproveitou a ocasião para resgatar a história do PBF que, desde o início, busca formar profissionais no alto estudo, competentes em vários ambientes da área de saúde, líderes diferenciados, capazes de enfrentar os problemas. Disse ainda do cenário nacional de formação de recursos humanos altamente capacitados. Citou que o Brasil forma em torno de 18 mil doutores por ano e 45 mil mestres. Número, que parece ser alto, mas ainda longe do ideal. Comparou a situação brasileira com a de outros países. Em 2010, havia 1,4 doutor por cada mil habitantes, enquanto que, na Suíça, são 23 e, nos Estados Unidos, 8,5 doutores para cada mil habitantes.

A diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Terezinha Inez Estivalet Svidzinski, iniciou sua fala destacando que era uma grande oportunidade de os presentes de treinar para serem melhores e mais preparados em todos os sentidos. Comentou que este era o último ano que participava dos eventos como representante do CCS. Svidzinski também fez um resgate do PBF que, ao longo do tempo, foi se ampliando e mudando de nome. Ao final, conclamou os alunos a ajudarem a construir a história do momento.

Logo após a cerimônia de abertura, Sherwin Kenneth Sy proferiu a palestraApplication of Pharmacometrics and Quantitative Pharmacology in both the Clinic and in Vitro Settings. Sy é Associate Director of Pharmacometrics within the Department of Clinical Pharmacology at Nektar Therapeutics in San Francisco, Estados Unidos.

Outro destaque internacional é Sandy Smith, de Wisconsin, EUA, que profere a palestra The Role of Organized Society in Supporting Cancer Research: the experience of the American Cancer Society. Os eventos também contarão com a presença de Ashley Blackshaw, de Londres, que falará sobre Gastrointestinal Sensoryfunction in Health and Disease. Já a pesquisadora brasileira Ana Campa explorará o tema Metabolismo da Célula Tumoral: rotas bioquímicas e sua regulação no cross-talking entre células tumorais e células do sistema imune.

Estão programadas ainda as mesas-redondas Experiências de Internacionalização da UEM e do PBF; Etiologia das Infecções Fúngicas Humanas e o Desenvolvimento de Novas Opções Terapêuticas; Imunogenética e Imunohematologia como Auxílio no Diagnóstico e Evolução de Doenças; Protozooses e Trato Gastrointestinal: aspectos anatômicos e imunológicos; Resistência Bacteriana; Mycobacterium tuberculosis: epidemiologia e tratamento; e Câncer e DST’s em Mulheres. Os eventos reúnem também trabalhos em forma oral e de pôster. Outras informações na secretaria do PBF, Bloco T20, fone 3011-4805, site www.pbf.uem.br ou e-mail simposiopbf@gmail.com.
+ www.radiomaringa.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário