quinta-feira, 17 de setembro de 2015

RÁDIO MARINGÁ - Caravana peabiruense prestigia Temporada de Óperas de Maringá

Uma caravana formada por professores, estudantes, escritores, historiadores, músicos e servidores de Peabiru assistiu “Bastião e Bastiana” nesta terça-feira, 15, durante a 1ª Temporada de Óperas de Maringá. A ópera, cantada em língua portuguesa, trata das desventuras da jovem camponesa Bastiana que perde seu amado para uma nobre. Além disso, o grupo visitou o Museu Helenton Borba Cortes.

A maioria dos participantes destacou que foi a primeira vez em uma ópera, bem como no Teatro Calil Hadad. O responsável pela Fanfarra Municipal, José Olavo de Souza, aprovou a oportunidade. “Gostei muito de participar. A gente aprende um pouquinho a mais. Podemos ver música, arte e história tudo junto. Acredito até que em outras ocasiões propícias, possamos nos apresentar com a fanfarra da cidade”, afirmou.

O escritor, Zenaidio Pereira Melo, parabenizou a iniciativa. “É um acontecimento interessante para o pessoal de Peabiru. O comportamento do público, nesse tipo de evento, é diferente de espetáculos maiores e populares”, observou.

A atividade foi uma realização da prefeitura municipal, por meio da secretaria de Educação de Peabiru e da Divisão de Cultura. Para o diretor da Divisão de Cultura, Jair Elias dos Santos Júnior, a intenção é criar uma cultura de público para atividades culturais. “Queremos sediar grandes eventos em Peabiru, assim como este que participamos em Maringá. Por isso é importante desenvolvermos o gosto pela cultura na população. Essa, também é uma maneira que encontramos para que os peabiruenses tenham acesso a grandes eventos, por vezes, realizados em centros maiores”.

De acordo com o coordenador da Comissão Caminhos de Peabiru, Arléto Rocha, a visita ao museu e ao teatro são importantes e contribuem para a formação do público. “Estamos criando um público para quando retornarmos para nossa cidade fazermos um planejamento melhor e termos público para prestigiar os eventos artísticos. Com a visitação ao museu, por exemplo, promovemos o intercâmbio visto que temos o Museu Municipal. Isso tudo, cria um senso histórico, nos dá possibilidade de visualizar o que realizam e pensarmos o que podemos fazer para melhorar o que temos e construir a memória história de Peabiru”, avalia.

Essa foi a primeira de outras viagens que serão organizadas pela prefeitura. A próxima será para abertura do Festival de Teatro de Campo Mourão (Fetacam), no final deste mês. Também serão organizadas caravanas para a Bienal do Livro de Campo Mourão e a Feira Literária de Maringá, ambos ocorrerão em outubro.
+ www.radiomaringa.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário