quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

MARINGÁ - Educadores debatem a diferença e a diversidade no ensino musical

Educador, musicólogo, compositor e sem dúvida uma das maiores referências no ensino musical no Brasil, Carlos Kater encantou o público presente na palestra de abertura da terceira edição do Fórum de Práticas de Ensino de Música, realizada nesta quarta-feira (4) à noite no auditório do Sesc, sob promoção do Departamento de Música da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Falando dentro do tema central do evento, que debate a diferença e a diversidade na educação musical, Kater defendeu uma educação musical humanizadora e disse que o ponto de partida é a mudança de atitude do educador musical de forma a desenvolver uma sensibilidade para entender a realidade do educando, conferindo significado à visão de mundo que o aluno traz consigo. E não é só uma questão de entender o educando. É preciso também dar voz a ele. Sem isso, segundo Kater, não há inclusão e as diferenças não são superadas.

Com doutorado e pós-doutorado pela Universidade de Paris IV - Sorbonne, Kater é professor titular da Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais e professor colaborador no Programa de Pós-Graduação em Música da USP. Autor de diversos livros e criador de jogos sonoro-musicais, esteve à frente de importantes publicações no campo dos estudos musicais e tem atuado como conferencista e consultor de projetos públicos de educação musical.

Com cerca de 40 inscritos, o Fórum de Práticas de Ensino de Música segue até esta sexta-feira (5), com atividades nas salas do Bloco 8.Com exceção da mesa-redonda Diferença e Diversidade na Educação Musical que será realizada na sexta às 14 horas, no auditório do Sesc. Os debatedores convidados são Nair Pires, professora da Universidade Federal de Ouro Preto, Caroline Ponso, professora da rede municipal de Porto Alegre, e Fábio Bonvenuto, professor da rede municipal de São Paulo, especialista em educação musical para surdos e cegos.

O Fórum tem a coordenação da professora Cássia Virginia Coelho de Sousa, chefe do Departamento de Música, que integrou a mesa principal de abertura do evento (à direita da foto acima, discursando). Também participaram da abertura a professora do Departamento de Música, Vânia Malagutti, o diretor de Cultura da UEM, Rael Bertarelli Gimenes Toffolo, a representante do Núcleo Regional de Educação, Sueli Ibanez, o coordenador da graduação em Música da UEM, Paulo Lopes, a diretora do Centro de Ciências, Letras e Artes, Nerli Nonato Ribeiro Mori, a diretora de Ensino de Graduação, Solange Yaegash, e a coordenadora do curso de Artes Cênicas, Andréa Veber. A abertura também contou com a apresentação do Coro Infantojuvenil do Departamento de Música.

Para outras informações sobre o evento acesse o sitewww.dmu.uem.br/pesquisa/ ou entre em contato pelo fone 3011-4092.
www.radiomaringa.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário