terça-feira, 9 de dezembro de 2014

MARINGÁ - Saúde capacita agentes ambientais e coordenadores do controle da dengue

Agentes ambientais e coordenadores do controle da dengue participaram nesta terça-feira (9) de uma capacitação sobre manejo do mosquito Aedes Aegypti e do pernilongo Aedes albopictus, responsável pela transmissão da febre chikungunya. Segundo o secretário de Saúde, Antonio Carlos Nardi, o treinamento constante é uma prática da secretaria para que os funcionários estejam informados e preparados para agir nas mais variadas situações.

A preocupação atual é com o índice de infestação do mosquito divulgado na segunda-feira (8), o LIRA. A média de 1,9% está acima da aceitável pela Organização Mundial de Saúde, que é de 1%. Ainda existem situações de alto risco em alguns bairros, que exigem ações mais efetivas também da comunidade.

“Nossa equipe está a postos trabalhando diariamente na fiscalização das residências, orientando a população a recolher objetos que possam acumular água parada. Voltamos a apelar aos moradores para os cuidados especialmente com resíduos no quintal, que continua como principal criadouro do mosquito, com o agravante para o risco da febre chikungunya”, alertou.

O Programa Municipal de Controle da Dengue e os agentes ambientais estão intensificando as ações de orientação e combate ao mosquito da dengue, além de inserir alerta contra o Aedes albopictus, o pernilongo responsável pela transmissão da febre chikungunya, doença com os sintomas parecidos com os da dengue e que preocupa as autoridades de saúde. A febre chikungunya chegou ao Brasil este ano, e já registra mais de 1.300 casos em várias cidades do país.
www.radiomaringa.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário