quinta-feira, 6 de novembro de 2014

RÁDIO MARINGÁ - Pesquisa translacional será debatida na UEM

O Programa de Pós-Graduação em Odontologia Integrada da UEM (PGO) realiza o evento de extensão Internacionalização de Bancos de Dados Clínicos Brasileiros, aliado ao Treinamento de uma Rede de Pesquisadores Clínicos e Analistas de Dados, nos dias 18 e 20 deste mês, a partir das 9 horas, no Auditório do Nupélia – Bloco G-90. O evento faz parte das atividades de um projeto multicêntrico (Chamada MEC/MCTI/CAPES/CNPq/FAPs - Nº 61/2011 Programa Ciência sem Fronteiras – Bolsas no País - modalidade pesquisador visitante especial.

O professor Ricardo Pietrobon, da Duke University, Estados Unidos, abordará os temas Utilização de novas tecnologias na pesquisa translacional; e Como o Bigdata pode ajudar na gestão: potencialidades, limitações e perspectivas. 

Segundo o Wikipédia, “Entende-se por pesquisa translacional a pesquisa que vai desde a ciência básica até a aplicação prática daquele conhecimento. No caso da medicina um exemplo seria o estudo de uma proteína presente em canal de membrana celular, que possibilitaria o desenvolvimento de uma medicação, que posteriormente seria testada em animais e mais tarde seria usada com sucesso em seres humanos. Normalmente os grupos de pesquisa dividem-se em grupos de pesquisa básica e grupos de pesquisa clínica, deixando uma falha entre esses dois tipos de pesquisa, e por isso, algumas vezes o conhecimento produzido pela pesquisa básica não é bem aproveitado”. 

De acordo com matéria no Globo, “Big Data é o conjunto de soluções tecnológicas capaz de lidar com dados digitais em volume, variedade e velocidade inéditos até hoje. Na prática, a tecnologia permite analisar qualquer tipo de informação digital em tempo real, sendo fundamental para a tomada de decisões”.

Inscrições podem ser feitas na página https://docs.google.com/forms/d/1bagJ_RGb9Sm-jG4sZtuyVucg7D-c6Kdjk2CgrSJVb9k/edit#, até dia 18, auma taxa de R$ 20,00. Os participantes deverão levar seu notebook para atividades práticas.
www.radiomaringa.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário