quinta-feira, 6 de novembro de 2014

RÁDIO MARINGÁ - Projetos da UEM contemplados no Sem Fronteiras

Dos 81 projetos aprovados pelo Programa Universidade Sem Fronteiras (Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior/Unidade Gestora do Fundo Paraná), a UEM foi contemplada em 15 deles. Foram abrangidos projetos das sete universidades estaduais do Paraná. Eles concorreram ao Edital nº 007/2014/Seti. Os subprogramas foram nas áreas de Apoio à Saúde; Apoio à Agricultura Familiar e Agroecologia; Apoio às Licenciaturas; Incubadora dos Direitos Sociais; e Diálogos Culturais.

Os projetos da UEM aprovados foram: A Geografia das Lutas no Campo: apoio à consolidação da rede de agroecologia nos assentamentos do Noroeste do Paraná (coordenado por Adélia Aparecida de Souza Haracenko); Aplicação de Metodologias Moleculares para o Diagnóstico de Tuberculose, Microbacterioses e para Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde no Laboratório de Ensino e Pesquisa em Análises Clinicas(Rosilene Fressatti Cardoso); Artesanato e Alimentação: resgate e valorização dos saberes e fazeres do rural (Marivânia Conceição de Araújo); Difundindo e Popularizando as Várias Áreas da Biologia (Marion Haruko Machado); Dinamização das Feiras da Agricultura Familiar e Fomento à Produção Orgânica nos Municípios do Pró-Amusep (Ednaldo Michellon); Fase II Organizações Cooperativas e Agentes Comunitários: estratégia de ação para segurança alimentar e combate à pobreza (Wânia Rezende Silva); Monitoramento de Gestações de Risco (Elvio João Leonardo); Núcleo de Extensão sobre a Lei Maria da Penha (Isadora Vier Machado); Paradesporto como Ferramenta de Inclusão Ano 2 (Decio Roberto Calegari); Projeto Cocoricó - Integração Avicultura Colonial e Sistemas de Cultivos: garantia de diversificação e agregação de valor e renda à produção agroecológica familiar na mesorregião norte central paranaense (Lucimar Pontara Peres); Pró-Mulher: Programa de Prevenção à Violência e Apoio à Mulher e às Famílias Vítimas de Agressão (Vânia Lúcia Pestana Sant Ana); Roda de Choro: música brasileira na comunidade (Andréia Veber); Semeando Música (Bernhard Fuchs); TICs na Educação: atualidades pedagógicas no rádio (Fase II) (Luciano Gonsalves Costa); Violência na Escola e sua Relação com as Características Sociais e Espaciais: intervenção com alunos do ensino médio das escolas estaduais de Sarandi (Ana Lúcia Rodrigues).

Segundo a professora Adélia Aparecida de Souza Haracenko, seu projeto é uma sequência de outro finalizado em setembro deste ano, com os objetivos de implementar unidades produtivas de sementes criolas, trabalhar com a agroecologia e promover o resgate de sementes criolas entre os camponeses. A duração do projeto é de 12 meses, após liberação de recursos, que servirão para consolidação da rede de agroecologia nos assentamentos do Noroeste do Paraná, aquisição de sementes, infraestrutura e cinco bolsas para alunos (um para aluno recém-formado).

Para o reitor Mauro Baesso, o desempenho da UEM na captação de recursos em agências de fomento tem se mantido em altos patamares, tanto em razão da competência dos professores como pela relevância dos projetos. Segundo Baesso, a Universidade é referência nacional e internacional, fato constatado em diversos rankings. Ressalta que as diversas ações e os projetos desenvolvidos promovem a integração com a região de abrangência da Universidade e o seu desenvolvimento.

O comunicado com o resultado, assinado pelo secretário João Carlos Gomes (Seti), Luiz Cézar Kawano (coordenador geral da UGF/Seti) e José A Guazelli de Jesus (Coordenação do USF/APEG/SE), de 4 deste mês, ressalta que o repasse dos recursos orçamentários e financeiros destinados às propostas apresentadas ficará condicionado ao atendimento dos ajustes técnicos solicitados pela UGF/Seti. O início das atividades do projeto e o pagamento das bolsas estão condicionados à efetiva celebração do Termo de Cooperação e/ou Termo de Convênio entre a SETI e as instituições proponentes.
www.radiomaringa.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário