segunda-feira, 16 de março de 2015

MARINGÁ - Pesquisa do Procon aponta variação de até 67% nos produtos de Páscoa

A pesquisa de produtos de Páscoa realizada entre os dias 10 e 13 de março pelo Procon de Maringá aponta variação de até 67% no valor de ovos de chocolate e bombons. Foram nove estabelecimentos consultados, cinco marcas e 94 itens pesquisados.

A maior oscilação constatada de ovos de páscoa foi de 60,85% no Ovo Surpresa Mickey, da Nestlé. Com 150 gramas, o menor preço deste produto foi R$ 24,98 e o maior, R$ 40,18. Nos bombons, a caixa Ferrero Collection, da Ferrero Rocher, com 21 unidades, variou 67,56% - o menor preço do produto de 226 gramas foi R$ 26,85 e o maior, R$ 44,99.

Da Nestlé a variação média dos itens pesquisados foi de 35,37% e da Ferrero Rocher, a média foi 28,25%. Nos produtos Kinder Ovo, a maior variação foi no Kinder Ovo Meninos/Meninas, no percentual de 43,40% - o menor preço encontrado foi R$ 29,98 e o maior, R$ 42,99 no chocolate de 150 gramas. A alteração no preço médio da marca foi de 28,23%.

Nos produtos da Garoto, a maior variação foi no Ovo Disney Junior (170 gramas), com 44,04%. No estabelecimento com o preço mais barato o produto custava R$ 24,98 e o mais caro, R$ 35,98. O preço médio foi 28,23%. Na Lacta, a variação foi na Caixa de Bis de 126 gramas com 56,43% entre os valores R$ 3,19 e R$ 4,99. O Procon atenta ainda que os preços podem sofrer modificações diárias.

A pesquisa apurou ainda a variação total do preço médio entre os locais pesquisados, com 31,49%. “Em primeiro lugar, orientamos que os consumidores fiquem atentos a nossa pesquisa, mas que também percorram os estabelecimentos. Pesquisar o preço é a melhor forma de economizar”, pontua o diretor do Procon, Mário Hossokawa. A variação encontrada nesta pesquisa de um local para outro mostra o quanto os consumidores podem economizar com essa prática.

Ele destaca ainda que a principal função do Procon com as pesquisas é orientar. “Divulgamos esse comparativo principalmente para cumprir com a defesa do consumidor, mas também orientamos os empresários para que se atentem aos produtos que oferecem e os preços praticados”, observa. A pesquisa completa será disponibilizada no portal do Procon.

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