segunda-feira, 16 de março de 2015

MARINGÁ - SeMulher realiza exposição de literatura de cordel na Câmara Municipal

Contemplando o mês da mulher, a Secretaria da Mulher (SeMulher) em parceria com a Câmara Municipal abrem nesta segunda-feira (16) uma exposição no Espaço Cultural da Câmara. A mostra segue até o dia 31 de março, com entrada gratuita, e retrata por meio da literatura de cordel assuntos como violência contra a mulher e ações promovidas pela secretaria. O público pode conferir o trabalho de segunda-feira a sexta-feira, das 8 horas às 18 horas.


“A proposta surgiu com o convite da Secretaria de Cultura para que a SeMulher participasse da primeira edição da Festa Literária de Maringá, no ano passado. Queríamos dialogar diretamente com o público jovem, facilitando a compreensão de assuntos sérios através da literatura de cordel”, explica Rosi Diniz, da equipe da secretaria.
São seis histórias desenvolvidas com temáticas inerentes ao cotidiano feminino, como “Outubro Diferente”, que aborda o câncer de mama, “Mulher Moderna”, falando das conquistas e desafios contemporâneos, “Ser Mulher na SeMulher”, compartilhando os trabalhos realizados pela secretaria, entre outros cordéis que abordam a história da Lei Maria da Penha e como buscar auxílio em casos de violência doméstica, por exemplo.


O trabalho foi realizado a “seis mãos”, coordenado por Rosi Diniz, escrito por Abilene Garcia, também da equipe da secretaria, e Ana Maria de Oliveira, escritora e mãe de Abilene. Mãe e filha são de Fortaleza (CE) e desenvolver um trabalho bastante presente na cultura nordestina foi um desafio pessoal. “Meu avô fazia muitos contos, eu já tinha essa vivência do Nordeste e sempre gostei de escrever. Foi uma construção coletiva”, destaca Abilene, que comemora o resultado.


No Brasil, a literatura de cordel é encontrada no Nordeste, principalmente em Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará. É encontrado também em outros Estados como Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo. São vendidos em mercados, feiras culturais, casas de cultura, livrarias e nas apresentações cordelistas. Cordel é a divulgação da arte, das tradições populares e dos autores locais e é de inestimável importância na manutenção das identidades e das tradições literárias regionais, contribuindo para a perpetuação do folclore brasileiro.

Estrutura apresentada no Cordel

A SeMulher é responsável pelo Centro de Referência de Atendimento à Mulher Maria Mariá (CRAMM), que oferece atendimento psicológico, social e judicial às mulheres vítimas de violência, e a Casa Abrigo Edna Rodrigues de Souza, com capacidade para abrigar até 20 mulheres e os filhos em situação de risco e vulnerabilidade.
Maringá é uma das cinco cidades polo no Paraná que têm a responsabilidade de levar a 94 municípios da região noroeste a necessidade de implantação de políticas públicas para mulheres e os serviços de enfrentamento à violência doméstica. A Secretaria da Mulher também contribui realizando um trabalho de apoio e orientação a essas cidades, por meio de troca de informações, ministrando cursos de capacitação e palestras.

Espaço Cultural

A Câmara Municipal de Maringá oferece gratuitamente estrutura e o espaço para exposições, que são realizadas mensalmente. Artistas locais e regionais que queiram utilizar o espaço para compartilhar um pouco do próprio trabalho e talento podem entrar em contato com a equipe responsável na Câmara e consultar disponibilidade de agenda para este ano. O telefone para contato é o (44) 3027-4114.

www.radiomaringa.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário