quinta-feira, 2 de outubro de 2014

MARINGÁ - UEM desenvolve software para gestão de projetos

A UEM desenvolveu software para gestão de projetos institucionais, intitulado Sistema de Gestão de Projetos de Extensão (SGPEX). A equipe que o elaborou, liderada pela coordenadora de Planos e Informações e professora do Departamento de Informática, Maria Madalena Dias, esteve com o reitor Júlio Santiago Prates Filho e a vice-reitora Neusa Altoé para o apresentar e explicar seu funcionamento. O trabalho começou com projeto de extensão Sistema de Gestão de Projetos de Extensão, também coordenado por Dias, envolvendo alunos de Ciência da Computação.

Dias explica que o software segue o mesmo estilo do SGP (Sistema de Gestão de Projetos), também desenvolvido na UEM. “É uma extensão do SGP, englobando a gestão de projetos de extensão, ensino, pesquisa e prestação de serviço. Servirá para controle dos projetos. Começará pela área de extensão, porque senti uma necessidade maior nesse setor. Já foi feita a migração da base de dados do sistema antigo. A base de dados ainda precisa de alguns ajustes, além da inclusão de dados. Até o final do ano, o programa deve estar liberado para a comunidade ter acesso. Estamos trabalhando ainda para que ele faça o controle de projetos de eventos e cursos de extensão que seja integrado ao SGPEX”.

O software está sendo preparado para atender também as áreas de ensino, pesquisa e prestação de serviço e funcionar como único sistema de gestão. Suas interfaces diferenciadas estão sendo implementadas.

Durante a apresentação do programa, Dias comentou sobre sua alegria da primeira versão do SGPEX e agradeceu o apoio da Reitoria para sua elaboração, ao liberar os analistas e equipamentos para sua conclusão. O assessor de Planejamento, Benedito Prado Dias Filho, ressaltou que tão importante quanto retomar todos os projetos é a estratégia da Reitoria em liberar e reunir analistas com expertise para esse trabalho. Complementou afirmando que, se a próxima gestão prosseguir nesse sentido, será possível fazer a instalação de novos softwares. A diretora de Extensão, Jane Remor, informou que o setor já havia tentado obter esse programa antes sem sucesso e que foi o esforço da Reitoria que permitiu sua execução. O pró-reitor de Extensão e Cultura, José Gilberto Catunda Sales, externou sua satisfação com o software.

O reitor agradeceu a ASP por auxiliar na informatização do banco de dados, aos servidores que, com sua expertise, trabalharam no projeto, e aos setores que liberaram os servidores, entendo a importância disso para a DEX. Disse que o programa vai ser importante não só para o setor, mas para a própria Universidade ao facilitar o resgate de dados. “As informações são úteis para o governo, a sociedade, alunos”. Prates Filho ainda comentou que pretende falar com a equipe de transição da nova administração sobre a importância desse trabalho, solicitando não só a manutenção do grupo, mas também a agregação de novos profissionais a ele para a desenvolvimento de projetos. Para Altoé, existem ótimos projetos na UEM, mas se não houver pessoas para executa-los, eles não vão a lugar nenhum. A vice-reitora parabenizou o grupo que, além da idéia, executou o projeto com dedicação.

Os analistas agradeceram a oportunidade de participar do desafio proposto, que possibilitou o crescimento e a experiência profissionais. O grupo é formado por analistas de informática da Assessoria de Planejamento, Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes e das pró-reitorias de Ensino, de Extensão e Cultura e de Pesquisa e Pós-Graduação.
 Mais www.radiomaringa.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário