quinta-feira, 23 de outubro de 2014

RÁDIO MARINGÁ - Semusp faz detonação de rocha na tarde desta quinta-feira


 

 A Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Semusp) programou para a tarde desta quinta-feira, dia 23, uma nova detonação no rochedo central da Pedreira Municipal.

Marcada para ocorrer às 14h30, a operação deverá resultar na retirada de 22,5 mil m³ de rocha - material suficiente para carregar aproximadamente 3,2 mil caminhões basculantes, com capacidade para transportar 7m³ de pedra bruta cada um. De acordo com o secretário interino da Semusp, Dorvalino Lopes de Macedo, as pedras de todas as graduações vão ser utilizadas ao longo de 2015 no atendimento às demandas na área de infraestrutura urbana do município.

O material extraído vai favorecer a realização de serviços executados com apoio da Usina de Asfalto do próprio complexo produtivo da Pedreira Municipal, como a produção de Concreto Betuminoso Usinado a Quente - CBUQ - que permite a execução de reperfilagem asfáltica, recapeamento e operações tapa-buraco. 

Já o pó de pedra será utilizado na fábrica de tubos e artefatos de cimento para o fornecimento de tubulações para a implantação de galerias pluviais e de esgoto, drenagem de fundos de vale, grelhas de bocas-de-lobo, tampas de bueiros, sarjetas, palanques de concreto, meios-fios, tachões e outros produtos.

Toda a área próxima será isolada e o processo de detonação vai ser controlado por técnicos especializados do Exército Brasileiro.
A última detonação na Pedreira Municipal ocorreu no dia 2 de julho do ano passado, quando a explosão de 7,5 toneladas de dinamite resultou na extração de 25 mil m³ de rocha tipo basalto.
www.radiomaringa.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário