sexta-feira, 31 de outubro de 2014

RÁDIO MARINGÁ - Finados sem Dengue intensifica ações de alerta contra mosquito

A campanha Finados sem Dengue iniciada esta semana pela Secretaria de Saúde intensifica a mobilização contra o mosquito Aedes aegypti e também contra o Aedes albopictus, o pernilongo, que junto com o Aedes aegypti é o responsável pela febre chikungunya - uma doença parecida com a dengue. Desde o início da semana agentes ambientais estão trabalhando na região do Cemitério Municipal. 

Na segunda-feira as equipes de Agentes Ambientais realizaram o bloqueio do Cemitério, eliminando todas as condições de água parada. De terça a quinta-feira foram vistoriadas as residências dos bairros próximos e a partir desta sexta os agentes estarão novamente no Cemitério, especialmente orientando os visitantes para a proibição da entrada com embalagens plásticas e material que pode acumular água. 

Os Agentes Ambientais estarão também orientando os visitantes sobre a importância do envolvimento de todos no combate à dengue. “São esperadas mais de 130 mil pessoas no Cemitério neste período e o Finados sem Dengue abre nossas campanhas de mobilização contra o mosquito alcançando boa parte da população”, afirmou o secretário de Saúde, Antônio Carlos Nardi.

O secretário reforça ainda a necessidade de combate ao pernilongo, que junto com o Aedes aegypti transmite a febre chikungunya. “Já existem registros de casos no Brasil, e as pessoas devem se envolver no combate ao mosquito para evitar a dengue e também a febre chikungunya”, alerta.

A principal orientação aos visitantes do cemitério é evitar a entrada de embalagens plásticas que envolvem os vasos e outros materiais que podem acumular água. Agentes Ambientais e servidores da Secretaria de Serviços Públicos estarão nos portões para evitar a entrada desse material e também recolhendo no interior do cemitério.

Os visitantes vão também encontrar lixeiras espalhadas por todas as quadras do cemitério, e devem descartar todos os resíduos corretamente. Depois do período de Finados, no domingo, será realizado mais um bloqueio no local, para recolher todo material que pode acumular água. “A partir de agora com as temperaturas elevadas e a previsão de chuvas frequentes todos devem estar mobilizados para evitar água parada e a proliferação de mosquitos”, observa Nardi.
www.radiomaringa.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário