quinta-feira, 22 de maio de 2014

MARINGÁ: Expoingá ultrapassa em mais uma edição meta de público e negócios_Rádio Maringá

Em 2014, a palavra de ordem foi inovação. A 42ª Expoingá precisava vir com a mesma credibilidade e qualidade de sempre, mas trazendo novidades aos visitantes, que a cada edição esperam algo diferente. A Sociedade Rural de Maringá (SRM) aproveitou então o ano de Copa do Mundo no Brasil para enaltecer um setor em que o país também se destaca como campeão, o agronegócio. E com o tema “Expoingá – Campeões no Campo e na Cidade”, a demonstração foi do que há de melhor em produtividade durante os 11 dias de feira.

Quem passou pelo Parque Internacional de Exposições neste período teve a oportunidade de ver de perto o quanto a tecnologia tem influenciado positivamente no trabalho do campo. A exposição, mais uma vez, mostrou que o empreendedorismo do produtor brasileiro, aliado às facilidades tecnológicas hoje à disposição, colocaram o agronegócio nos melhores patamares.

Para atender a demanda de pequenos, médios e grandes produtores rurais, o Pátio de Máquinas e Implementos Agrícolas foi ampliado em 3.800 m², com um aumento de 40% no número de expositores. Foram mais de 900 expositores no total, vindos dos setores da indústria, comércio, serviços, gastronomia, vestuário, automotivo, entre outros.

Clima agradável, parque de exposições lotado, ambiente limpo, famílias inteiras se divertindo, expositores concretizando excelentes negócios. Foi assim que a 42ª Expoingá se apresentou ao público em 2014.

“Mais uma vez a preocupação foi realizar uma feira de qualidade, comprometida com a segurança dos visitantes, com o entretimento e a diversão das famílias, com a geração de empregos, com a satisfação dos expositores, com o bem estar dos animais em exposição, com o aprendizado de quem veio à procura de conhecimento e com a realização de bons negócios. Foi com responsabilidade social, ética, compromisso com o agronegócio e com a sociedade, que a Sociedade Rural de Maringá (SRM) realizou mais uma bem-sucedida edição da Expoingá. A dedicação e o trabalho em equipe nos motivam a avançar rumo a 2015 com o mesmo comprometimento”, destaca o presidente da SRM, Wilson de Matos Silva Filho.

Público visitante - O público registrado nos onze dias de evento reforça a grandiosidade da Expoingá. Mais uma vez a meta, inicialmente prevista em mais de 500 mil visitantes, foi ultrapassada. Desta vez, 519.624 visitantes passaram pelo Parque de Exposições.

Comercialização - A 42ª Expoingá também ultrapassou sua meta de comercialização. Foram gerados e prospectados R$ 342 milhões, isso porque diversas negociações iniciaram durante e continuam no pós-feira. Aliás, este foi um dos motivos que levou as instituições financeiras presentes no evento – Banco do Brasil, Sicredi União Paraná e Caixa Econômica Federal, a estenderem por alguns dias as condições especiais de comercialização oferecidas durante a feira, para quem protocolou negócios na Expoingá. As instituições irão manter até as próximas semanas as mesmas taxas para os negócios que foram prospectados durante a mostra.

Ações sustentáveis – Novamente a Expoingá contou com um plano de sustentabilidade que visou reduzir o impacto ambiental da feira. Entre as ações realizadas, pesquisa com expositores e visitantes, captação de banners para a confecção de sacolas retornáveis, espaço da sustentabilidade, neutralização de carbono, separação e destinação correta de resíduos gerados durante a exposição, coleta de óleo residual de fritura, coleta de lixo eletrônico, além da conscientização ambiental, feita através da distribuição de folders e/ou cartilhas.

*As ações foram realizadas em parceria com a empresa Ecoalternativa e com o curso de Agronomia da Unicesumar.

Pecuária – Mais uma vez a Expoingá se preocupou com a diversidade de raças trazidas. A pecuária se mostrou forte e pelo evento desfilaram mais de 12 mil animais de elite, com genética de ponta e avançada, entre eles, ovinos, caprinos, suínos, equinos, bovinos de corte e leite e pequenos animais.

Bovinos - Entre os bovinos a presença das raças Jersey, Nelore, Brahman, Simental, Holandês, Girolando, Angus, Wagyu, Canchim, Purunã, Guzerá e Charolês.

Equinos - Na parte de equinos, a feira contou com a participação das raças Mangalarga, Mangalarga Marchador e Quarto de Milha.

Julgamentos – Durante a 42ª Expoingá a genética dos bovinos em exposições foi colocada à prova, através dos nove julgamentos das raças, Angus, Holandês, Girolando, Jersey, Simental, Brahman, Nelore e Wagyu. Já no julgamento de equinos, a raça Mangalarga evidenciou o potencial animal na pista “Professor José Quirino dos Santos”. As raças ovinas também foram avaliadas em julgamentos realizados no Parque de Exposições Francisco Feio Ribeiro.

Rodeio – Em 2014 foram mais de 40 cowboys participando das provas de montaria em touros durante os dias 16, 17 e 18 de maio. Os atletas deram um show na Arena de Shows e Rodeios “Joaquim Romero Fontes”. Mas o mérito do Rodeio Nacional Profissional 2014 foi para Ricardo Rosseto, que veio de Colorado (PR) e fez 249,25 pontos. O prêmio de Melhor Boiada foi para Bulls Champions/AR, com uma média de 43,40 pontos. Já o Melhor Touro foi o Touro Praeiro, da cidade de Pérola, que fez 46 pontos.

Quem também chamou a atenção foram às atletas das provas de três tambores. A grande vencedora na somatória do tempo durante os dias de competição foi a amazona Bárbara Kopp, que veio de Cascavel e fez 47.697 pontos no total. Em segundo lugar ficou, Aldrey Meneguetti - de Maringá, e em terceiro, Isadora Varoto, de Loanda (PR).
Torneio Leiteiro – A vaca Germina Conquista Toystory foi a campeã do torneio leiteiro realizado durante a 42ª Expoingá. A fêmea produziu, ao todo, 208,960 quilos de leite. O pico de produção diária foi de 72.280 quilos. O animal é de propriedade do pecuarista Bernardo Garcia de Araújo Jorge, de Apucarana (PR) - a 64 quilômetros de Maringá.

Ovinos – Centenas de animais marcaram presença no Shopping de Ovinos, durante a 42ª edição da Expoingá. O evento foi uma ótima oportunidade para os criadores adquirirem animais de alta qualidade genética e sanidade para seus plantéis. A programação de ovinos contou com julgamentos das diversas raças apresentadas e também um Shopping.

Suínos - Os suínos vieram representados por animais de alto potencial genético, mostrando o desenvolvimento da qualidade da suinocultura regional. Trocas de informações entre produtores abordaram possibilidades de mercado e incremento de renda.

Leilões - Oito leilões, um Shopping de ovinos e outro de Simental integraram a programação da Expoingá 2014. Colocando a venda animais de alto potencial genético. Foram realizados leilões de gado de corte das raças Nelore, Touros Nelore PO, Brahman, Angus, Holandesa, Girolando, além da raça equina Mangalarga Marchador.
Indústria e Comércio – A Expoingá valoriza e abre espaço para os diversos setores do mercado, prova disso é que a feira integra todos os segmentos, entre eles o agrícola, artesanato, vestuário, setor alimentício, automotivo, gastronômico, educacional, organizações não governamentais e os mais variados expositores do âmbito comercial de Maringá, região e outros estados. Foram 924 expositores nas áreas de indústria, comércio, serviços e pecuária que trouxeram para a Expoingá o que há de mais moderno. Presença ainda dos comandos das Polícias Militar, Civil, Ambiental, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Trânsito de Maringá, entre outros órgãos de segurança.

Geração de Emprego – A contribuição na inserção de pessoas no mercado de trabalho é outro aspecto positivo da exposição. Mais de 10 mil empregos diretos e indiretos foram disponibilizados nas mais diversas áreas, como portaria, segurança, limpeza, estandes, pecuária, gastronomia, entre outros.

Shows - Os shows com artistas de renome nacional foram um espetáculo a parte e atraíram milhares de pessoas para a Arena de Shows e Rodeios “Joaquim Romero Fontes” e Barraca Universitária. Foram oito dias de apresentações, passando pelo palco principal os cantores João Bosco e Vinicius, Paula Fernandes, Fernando e Sorocaba, Os Paralamas do Sucesso, Claudia Leitte, Cristiano Araújo, Pe. Reginaldo Manzotti, Thalles Roberto, Ministério a Ti, Livres para Adorar, Michel Teló, Vitor e Leo, Jads e Jadson, entre outros.

Palco Cultural - Fora da Arena, pelo quinto ano consecutivo, a diversão se completou com mais de 70 apresentações no Palco Cultural, instalado no Pavilhão de Indústria e Comércio “Christina Helena Barros”. Entre as atrações, grupos folclóricos, country, capoeira, escolas de dança, ballet, artistas populares, bandas locais, orquestra filarmônica, teatro, coral, duplas, entre outros. Foi uma oportunidade ímpar para os artistas mostrarem seus trabalhos.

Mostra de Artes – Seguindo o sucesso do ano passado, a Expoingá 2014 contou durante os onze dias de realização com uma Mostra de Artes que ficou localizada no Pavilhão de Indústria e Comércio “Christina Helena Barros”. No espaço, 28 artistas participaram divulgando trabalhos em exposição de telas, esculturas e peças em cerâmica.

Parque de Diversões - Mais uma vez o conceituado grupo Moreno’s Park, referência em parque de diversões itinerantes, trouxe entretenimento e adrenalina a milhares de crianças e adultos. A segurança e a qualidade no atendimento foram características primordiais.

Cia de Dança - Há cinco anos uma das marcas da Expoingá é a Cia de Dança Country, criada não só para divulgar o ritmo country, mas também a SRM e a feira agropecuária. Na edição dos 42 anos de exposição não foi diferente. O grupo foi atração, realizou apresentações no Palco Cultural, em estandes de patrocinadores, no interior do Parque de Exposições, além de participar da abertura dos três dias de Rodeio.

Fazendinha – Já tradicional na Expoingá, a principal proposta da Fazendinha foi apresentar alternativas de explorações agrícolas e pecuárias que tenham relevância para as propriedades da agricultura familiar, além de levar inovações e tecnologias aplicadas que sejam economicamente viáveis e, claro, ambientalmente corretas. Tudo isso, de forma a contribuir com o desenvolvimento rural sustentável.

Segundo relatório enviado pelo Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), a Fazendinha recebeu 330 excursões, que incluíram estudantes, universitários, produtores rurais, professores, grupos da terceira idade, entre outros.
Mix da Agricultura – Mais de 40 produtores de todo o Estado estiveram presentes no Pavilhão da Agricultura Familiar, durante a 42ª Expoingá. A feira contou com um espaço de dois mil metros quadrados reservado para a exposição de flores, produtos da agroindústria e empresas que fornecem insumos a essas duas cadeias. Quem passou pelo local, além de comprar se deliciou com a degustação de produtos que saem direto das mãos do agricultor familiar. Instituições de apoio ao desenvolvimento das agroindústrias também estiveram presentes esclarecendo dúvidas. As novidades ficaram por conta do caldo de peixe e porções de tilápia.

Solidariedade – Um dos compromissos da Sociedade Rural de Maringá são as ações que colaboram com projetos sociais da cidade. E mais uma vez, a entidade cumpriu com sua responsabilidade social, realizando ações efetivas em prol da comunidade na 42ª Expoingá. Sua programação incluiu o tradicional café da manhã e da tarde para idosos, visita de grupos da terceira idade, eventos beneficentes, como o almoço ‘Feijoada Solidária’, que arrecada anualmente recursos para o Natal Solidário, uma ação da entidade que beneficia todos os anos crianças de Centros Municipais de Educação Infantil de Maringá.

Foram dois dias de portões abertos, sendo que o acesso ao parque foi feito através da doação de produtos de higiene pessoal, agasalhos e alimentos não perecíveis. Este ano as entradas gratuitas aconteceram nos dias 12 e13 de maio. Entradas que foram trocadas por donativos, sendo esses repassados a entidades assistenciais.

No dia 12 a iniciativa foi uma parceria com a Prefeitura do Munícipio de Maringá, em comemoração ao aniversário da cidade. Os visitantes da Expoingá doaram alimentos não perecíveis que somaram 59 toneladas. Já no dia 13, foram 15.844 itens, entre produtos de higiene pessoal, roupas, agasalhos e cobertores, uma ação da SRM e da Arquidiocese de Maringá.

Cursos e Palestras - A Expoingá também foi fonte de conhecimento. Durante os onze dias de feira foram realizados mais de 50 eventos técnicos, entre cursos, palestras, seminários, encontro de produtores, workshops, além de eventos de repercussão estadual, como a apresentação do projeto de duplicação da PR-323, entre Maringá e Francisco Alves (PR). O assunto foi colocado em pauta junto à diretoria e associados da SRM e apresentado pelo secretário estadual de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho.

Visitas – Durante os onze dias de feira, a 42ª Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Maringá e 19ª Internacional, a Expoingá 2014, foi a todo o tempo prestigiada por lideranças das três esferas políticas e institucionais. Passaram pelo Parque de Exposições o governador do Estado do Paraná, Beto Richa, prefeitos, deputados federais e estaduais, secretários estaduais e municipais, reitores de universidades, vereadores, juízes, desembargadores, representantes dos comandos das polícias, representantes de entidades de classe e de instituições financeiras, cônsul geral do Japão, Arcebispo Metropolitano de Maringá, comitivas internacionais, entre outras lideranças passaram pela Expoingá.

Confira todos os números da 42ª Expoingá:

NÚMEROS EXPOINGÁ 2014

Público visitante
519.624visitantes
Comercialização
R$ 342 milhões gerados e prospectados
Animais que passaram pela Feira
12 mil animais
Número de Expositores
Mais de 900 das áreas de indústria, comércio, serviços e pecuária.
Eventos técnicos
Mais de 50
Excursões
330
Shows
10
Apresentações Culturais
Mais de 70
Arrecadação alimentos
59 toneladas
Arrecadação produtos higiene pessoal e roupas
Mais de 15.844 mil itens
Plantio de mudas para neutralização de carbono
386 mudas para a neutralização dos 37.820 kg de CO2 emitidos durante a Expoingá de 2013
Recolhimento de Banners para transformação de sacolas retornáveis
810
Lixo Orgânico
Aproximadamente 10.230 litros
Recicláveis
Aproximadamente 15.950 quilos
Óleo – Barracas de Gastronomia
300 litros durante os onze dias de Feira
Lixo Eletrônico
800 quilos durante os onze dias de Feira
Mobilização Ambiental
924 expositores e diversos visitantes
www.radiomaringa.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário