quarta-feira, 7 de maio de 2014

MARINGÁ: Saúde alerta para prazo da vacinação contra a gripe

A Secretaria de Saúde alerta para o prazo da Campanha de Vacinação Contra a Gripe, que termina nesta sexta-feira, 9 de maio. A orientação para as pessoas que fazem parte do público-alvo é procurar a Unidade Básica de Vacinação de referência para o bairro onde reside ou a Sala de Vacina da Secretaria, na Zona 7, dentro do prazo.

Devem tomar a vacina na rede pública crianças a partir dos seis meses até cinco anos incompletos,
pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas que tiveram filho a partir de 1º de março, população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional, além de portadoras de doenças crônicas não-transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais. “Pedimos à essas pessoas que procurem uma Unidade Básica o quanto antes, evitanto as filas dos últimos dias”, orienta do secretário de Saúde, Antônio Carlos Nardi.

Outra orientação importante é a pessoa ou os pais das crianças com a idade recomendada levarem a carteira de vacinação e um documento pessoal. No caso dos portadores de doenças crônicas ou condições clínicas especiais, é preciso também apresentar a recomendação médica. As pessoas devem também procurar a Unidade Básica de Saúde de referência. “Todas as UBS estão vacinando, com exceção das unidades Grevileas e Mandacaru devido as obras de reforma”, lembra Nardi.

A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), definida também por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe. São priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias. 

A vacinação da gripe neste período, antes do início do inverno, é importante como forma de garantir a imunização. “A criação de anticorpos ocorre entre duas e três semanas após a aplicação da dose. Por isso é importante que as pessoas procurarem a vacinação no período da campanha. Assim, quando chegar o inverno, estarão protegidas”, lembra o secretário.

A vacina contra a gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações e inclusive óbitos. Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.
www.radiomaringa.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário