terça-feira, 6 de maio de 2014

Prefeitura de Maringá vai lançar projeto de Biometria e identificar novos talentos no esporte

A Prefeitura vai lançar, nesta quarta-feira (7), às 9h30, no Ginásio Chico Neto, o projeto Biometria Avaliando Novos Talentos. Compromisso de campanha do prefeito Roberto Pupin, o projeto tem como objetivo acompanhar o desenvolvimento de crianças e adolescentes da Rede Municipal de Ensino por meio da avaliação biométrica.

Biometria é o estudo estatístico das características físicas ou comportamentais dos seres vivos e um auxílio na coleta de dados através de avaliação física. Esse processo será utilizado para construir indicadores de crescimento e desenvolvimento corporal e motor das crianças e adolescentes.

Segundo o secretário interino de Esportes, Afonso Fernandes Martins Neto, na fase piloto serão atendidos 849 alunos do 2º ao 5º ano de cinco escolas municipais que funcionam em período integral. “A intenção é direcionar os alunos ao esporte em que tenham mais aptidão e com maiores chances de descoberta de novos talentos”.

A equipe para a aplicação dos testes padronizados será formada por profissionais da Secretaria de Esportes e Lazer, pelos coordenadores Celso Biasi, Cynthia Catarina e Maico Tozzo.

Eles serão responsáveis por fazer as avaliações e o acompanhamento do desenvolvimento do aluno. Através desses dados, os profissionais poderão encaminhar os alunos para praticar as modalidades esportivas adequadas à pré-disposição física de cada um.

′′A Biometria no esporte é uma ferramenta de avaliação que irá trazer benefícios aos futuros atletas, proporcionando trabalhos mais específicos aos alunos que participarem das avaliações. Isso é de extrema importância, pois se trabalha a base e os fundamentos de cada modalidade, o que proporcionará atletas mais completos′′, comenta a coordenadora do projeto, Cynthia Catarina.

A meta é expandir a Biometria até alcançar o maior número possível de alunos de todas as escolas com período integral de ensino em Maringá, além dos projetos de base da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesp). Para isso será utilizado um protocolo de avaliação baseado na metodologia do Projeto Esporte Brasil (PROESP), com o apoio da Secretaria de Esportes do Paraná (SEES), por meio do diretor de Talentos Desportivos/IPCE, Antonio Carlos Dourado, no acompanhamento e capacitação de profissionais envolvidos no projeto, e na análise de dados longitudinais de crescimento e desenvolvimento das crianças maringaenses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário