quinta-feira, 1 de maio de 2014

UEM se destaca em mais um ranking internacional_Rádio Maringá

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) se destaca no sistema de classificação URAP 2013 - University Ranking by Academic Performance, que classifica as universidades por desempenho acadêmico. Segundo os dados divulgados, a UEM registra a 22ª posição entre as 46 universidades brasileiras pesquisadas. Considerando só as universidades estaduais, a UEM sobe para o quinto lugar. No ranking universitário mundial da URAP a posição da UEM é a de 1.030, entre as 2.500 pesquisadas.

A classificação do ranking é realizada por um laboratório de pesquisa ligado ao Instituto de Informática da Universidade Técnica do Oriente Médio. A pontuação geral de cada universidade se baseia no desempenho de indicadores como quantidade de artigos publicados (produtividade científica atual), citações em artigos, impacto destas citações, produção científica e o impacto das mesmas e colaboração internacional, que é o número total de publicações feitas em colaboração com universidades estrangeiras.

O ranking é referente a 2013/2014, abrangendo dados das Instituições de Ensino Superior (IES) de 2008 a2012.
O URAP cobre cerca de 10% de todas as IES do mundo e recolhe, anualmente, desde 2009, dados de cerca de 2.500 IES que apresentam as maiores quantidades de publicações – e as classifica, de acordo com o desempenho acadêmico. Ou sejam, as publicações se constituem a base da metodologia de classificação).
Para o reitor da UEM, Júlio Santiago Prates Filho, a posição alcançada pela UEM é fruto das ações desenvolvidas por toda a comunidade universitária e comprova a eficiência dos investimentos da UEM na área da pesquisa e da pós-graduação. “A Instituição vem mantendo sua vocação de investir na pesquisa, alinhando-a ao ensino de qualidade”, salienta Prates Filho, lembrando que nos últimos anos a UEM ainda incrementou significativamente sua política de internacionalização, com ações de cooperação e intercâmbio internacionais.

O reitor também destaca o quinto lugar no ranking entre as estaduais do Brasil, ficando atrás apenas da USP (Universidade de São Paulo), Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), Unesp (Universidade Estadual Paulista) e da UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro). “Ou seja, é a melhor universidade estadual do País fora do eixo Rio São Paulo, conforme já havia apontado, em 2013, a edição mais recente do SIR World Report, divulgada pela Scimago Lab, da Espanha, numa avaliação das instituições que mais publicaram artigos científicos entre os anos de 2007 e 2011”, comemorou.
Mais informações sobre o Ranking de Desempenho Acadêmico podem ser obtidas no endereçowww.urapcenter.org.

Nenhum comentário:

Postar um comentário