quinta-feira, 22 de maio de 2014

Prefeitura de Maringá integra Encontro Regional de GGIs_Rádio Maringá

O secretário executivo do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) e secretário de Relações Interinstitucionais da Prefeitura de Maringá, Valdir Pignata, participou na última quarta-feira (21) do 1º Encontro Regional dos Gabinetes de Gestão Integrada em Segurança Pública do Paraná e Santa Catarina. 

O evento foi promovido pelo Ministério da Justiça (Secretaria Nacional de Segurança Pública/SENASP), em parceria com a Secretaria Estadual de Segurança Pública e a Prefeitura Municipal de Curitiba.
Representantes de mais de 30 municípios do Paraná e Santa Catarina, além de representantes do governo federal, participaram do primeiro encontro, que serviu como projeto piloto e deverá ser repetido em todas as regiões do país.

Durante o evento foi apresentada uma ferramenta inovadora que passará a ser utilizada em todo o país ainda este ano, o Info GGI. Esse instrumento vai permitir que os municípios compartilhem ações, experiências e informações.

“Trata-se de um aplicativo que permitirá que os GGIs fiquem interligados, permitindo a troca de informações. Será uma fonte de consulta preciosa aos órgãos de segurança”, explicou o representante do governo federal, Fernando César Zarantonello, da coordenadoria de GGIs da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça.

O GGI de Maringá atua desde 2010 reunindo órgãos de segurança do município em ações como o combate às drogas, força-tarefa do vestibular, garantia do cumprimento da lei seca próximo a universidades, avalização dos equipamentos não letais para a Guarda Municipal, fiscalização de festas em chácaras, patrulha do som, segurança no comércio e instalação de câmeras de monitoramento.

Legislação
O Gabinete de Gestão Integrada (GGI) é um fórum deliberativo e executivo composto por representantes do poder público das diversas esferas e por representantes das diferentes forças com atuação na área da segurança pública.

Durante o encontro, também foi apresentada a nova legislação, a importância, os requisitos e modelos de operacionalização dos GGIs. Estavam presentes representantes da Secretaria de Estado da Segurança Pública, do Conselho de Segurança Estadual e dos municípios de cidades de Santa Catarina e do Paraná.
Mais www.radiomaringa.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário