terça-feira, 24 de junho de 2014

MARINGÁ - Saúde adota camiseta para chamar a atenção sobre prevenção ao câncer de mama

A Secretaria de Saúde lança nesta quinta-feira (26), uma camiseta que será utilizada por todos os profissionais de atendimento para a campanha O Segredo é a Prevenção - Maringá contra o Câncer de Mama. O lançamento será na Unidade Básica de Saúde da Vila Operária, às 8h30, anunciando o plantão do preventivo do final de semana.


O plantão começa nesta quarta-feira, 25 de junho, e vai até quinta, na Unidade Básica de Saúde do Internorte, com atendimento das 17 às 21 horas nos dois dias. Na sexta-feira, 27 de junho, o plantão será na UBS Iguatemi, também até 21 horas. No sábado, 28 de junho, das 8 às 11 horas, o plantão de coleta do preventivo será realizado nas Unidades Básicas da Operária, Ney Braga, Maringá Velho, Grevíleas, Zona Sul, São Silvestre, Alvorada III, Olímpico, Morangueira, Requião e Iguaçu.


O secretário de Saúde, Antônio Carlos Nardi, observa que nos últimos anos, com as campanhas do preventivo, Maringá conseguiu ampliar as coletas para exames e o encaminhamento de pacientes com diagnóstico precoce para tratamento. “O câncer de mama é o que mais mata mulheres, e o diagnóstico precoce é essencial para o sucesso no tratamento. Por isso insistimos para as mulheres procurarem uma Unidade Básica de Saúde neste plantão.


Nardi esclarece que a coleta do preventivo é realizada rotineiramente nas Unidades Básicas, e os plantões adotados para atender as mulheres que não encontram tempo durante a semana. “O plantão é aberto a todas as mulheres, especialmente aquelas que não conseguem fazer a coleta durante o horário de atendimento das UBS”, esclarece o secretário.


O câncer de mama pode ocorrer tanto em homens como em mulheres, sendo mais comum em mulheres. É o segundo tipo de câncer mais comum no mundo, variando de um país para outro, correspondendo a quase 22% dos novos casos de câncer.


De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o câncer de mama provoca 450 mil mortes anualmente em todo o mundo. No Brasil são 49 casos a cada 100 mil mulheres, principalmente nas regiões Sul e Sudeste, onde já existe uma concentração maior de diagnósticos da doença.


Segundo dados do DataSUS, do Ministério da Saúde, o número de mulheres que morreram por causa do câncer de mama aumentou 45% em 10 anos. A taxa de mortalidade por câncer de mama ajustada pela população mundial apresenta uma curva ascendente e representa a primeira causa de morte por câncer na população feminina brasileira, com 11,88 óbitos/100.000 mulheres em 2011. As regiões Sudeste e Sul são as que apresentam as maiores taxas, com 13,67 e 13,18 óbitos/100.000 mulheres em 2011, respectivamente.

www.radiomaringa.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário