quarta-feira, 25 de junho de 2014

MARINGÁ - UEM realiza encontro do pacto pelo ensino médio

A UEM está realizando, nesta quarta-feira, dia 25, no Bloco B-33 (PDE), o primeiro encontro de estudos do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio, uma parceria entre o Ministério da Educação, a Secretaria de Estado da Educação e a Universidade Estadual de Maringá, pela qual, a UEM fica responsável por desenvolver as atividades formativas para os núcleos regionais de educação de Maringá, Umuarama, Cianorte e Goioerê. A Universidade formará 160 orientadores de estudos que atuarão como multiplicadores e desenvolverão formação com mais 2.225 professores da rede pública do ensino médio.

O formato é curso de aperfeiçoamento de 96 horas, que começa em 19 de julho. A UEM também vai acompanhar a formação dos 2.225 professores, que passarão por curso de aperfeiçoamento de 200 horas. Serão trabalhados conteúdos de várias áreas do conhecimento, subdividido em quatro eixos do ensino médio. “Vamos trabalhar tanto a parte da gestão, como quem é o sujeito do ensino médio e também os conteúdos das diferentes áreas do conhecimento de forma articulada, de acordo com diretrizes nacionais do ensino médio”, explica Silvia Pereira Gonzaga de Moraes, coordenadora do Pacto na UEM e da Coordenadoria de Apoio ao Ensino Infantil, Fundamental, Médio e Educação Especial (CAE), a quem a ação está vinculada.

Durante a solenidade de abertura, Moraes apresentou algumas explicações sobre o Pacto e disse que a UEM está sempre pronta para os chamados da Seed. Comentou que a intenção é potencializar o modelo formativo, tentando estabelecer unidade no modelo de formação e buscar a qualificação, pensando nos jovens do ensino médio.  A chefe do NRE de Maringá, Maria Inês Teixeira Barbosa, elogiou a UEM por ser um espaço onde os professores podem discutir questões e aprender cada vez mais. Destacou a necessidade de buscar soluções para o ensino que tem enfrentados diversos problemas, entre eles, a evasão. Cita que 50% dos alunos não terminam o ensino médio e que muitos dos que o concluem e ingressam no ensino superior acabam também desistindo dos estudos durante o trajeto.

O pró-reitor de Extensão e Cultura, José Gilberto Catunda Sales, repassou dados sobre a UEM, que completa 45 anos de existência, com 60 mil alunos formados e um universo de mais de 30 mil pessoas circulando nela. Destacou que sua função é fortalecer a sociedade, a comunidade na qual está inserida.

As atividades do dia prosseguem até o final da tarde. Outras informações na CAE, fone 3011-3882.

www.radiomaringa.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário