quarta-feira, 25 de junho de 2014

MARINGÁ - Secretaria de Saúde orienta proprietários de Ferros Velhos sobre resolução

Nesta quarta-feira (25), s Secretaria de Saúde reuniu os donos de ferros velhos de Maringá para tratar do combate à dengue. O objetivo do encontro é apresentar a Resolução Estadual de n° 0029/2011 e pedir para que os proprietários criem planos de gerenciamento para prevenção e controle do mosquito Aedes Aegypti. Esse foi o primeiro segmento que obteve as instruções da secretaria de Saúde. Posteriormente, serão promovidas reuniões com os donos de floricultura, borracharias e empresas de recicláveis.


De acordo com o secretário de Saúde, Antônio Carlos Nardi, a reunião é muito importante no trabalho de combate à dengue. “Os ferros velhos são pontos estratégicos para a disseminação do mosquito, por isso estamos conversando com os proprietários para sanar esses pontos de proliferação. Hoje existe uma Resolução Estadual para combater a dengue e eles precisam criar um plano de gerenciamento de controle da doença”.


Nardi explica que os proprietários que não criarem um plano de combate à dengue serão multados. “Antes da gente multar estamos orientando cada um sobre o que eles precisam fazer para evitar a proliferação do mosquito”.


Janete Fonzar, enfermeira do Programa de Combate à Dengue, conta que 30 dias após a reunião, os ferros velhos serão ficalizados pela Vigilância Ambiental, juntamente com os Supervisores de Área de Campo da Dengue, para ver se o plano de combate foi executado pelo proprietário. “A dengue a gente tem que combater todos os dias e nós não queremos que a atividade deles seja um criadouro do mosquito”.


O secretário reforça que a resolução estadual é uma das muitas ações de combate à dengue no município. “Estamos em plena campanha Copa sem Dengue, sempre cobrando da comunidade o combate ao mosquito que é realizado em muitas outras ações com as secretarias municipais e o Comitê Municipal de Combate à Dengue”, lembra Nardi.
A Resolução Estadual nº 0029/2011 está disponível no site www.paranacontradengue.pr.gov.br .

www.radiomaringa.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário