segunda-feira, 31 de março de 2014

Editora lançou livros e prestou homenagens

Numa solenidade realizada na última sexta-feira (28), com o auditório do PDE lotado, no câmpus universitário, a Editora da Universidade Estadual de Maringá (Eduem) fez o lançamento coletivo dos livros2012 a 2014, englobando 53 livros, dos quais três da Coleção Documentos e História, além de 15 números da Coleção Fundamentum e 24 novas Revistas Acta Scientiarum.

A cerimônia marcou também a comemoração dos 40 anos de publicação das Revistas Acta Scientiarum, com homenagens a várias pessoas que fizeram parte da história ao longo destas quatro décadas.

O vice-prefeito Cláudio Ferdinandi, prefeito em exercício, durante a solenidade, disse que evento era um momento “memorável” da Instituição e desafiou a Eduem a lançar cada vez mais livros a cada ano, num exercício de superação da produção anterior.

O diretor Alessandro Braccini enumerou as obras lançadas, destacando a importância de cada uma. E falou sobre o papel histórico da Eduem, hoje uma das maiores editoras universitárias do Brasil.

A editora-chefe da Eduem, Terezinha Oliveira, enalteceu o trabalho da editora, mostrando inclusive detalhes sobre as áreas publicadas. Entre outros pontos, ela ressaltou a colaboração de todos que estiveram à frente da Eduem, incluindo a equipe de servidores. Terezinha destacou, ainda, o apoio do ECI no trabalho de parceria com a Editora.

Falando em nome dos homenageados, o jornalista e publicitário Edmundo Albuquerque relembrou os tempos difíceis da década de 70, quando comandou os trabalhos de assessoria de comunicação e de gráfica universitária na UEM, nas gestões de José Carlos Cal Garcia e Rodolfo Purpur. Por fim, revelou que guarda uma profunda gratidão pela UEM, fato de até hoje ter a carteira funcional da época.

O professor Gerd Kohlhepp, do Instituto Geográfico da Universidade de Tubingen, falou sobre sua curiosidade pela história da colonização agrária da região norte do Paraná desde o início da década de 60. E agradeceu a parceria da Eduem, que culminou na publicação do livro Agrar Colonisation in Nord. A obra teve a versão traduzida para o português e publicada sob o títuto Colonização Agrária no Norte do Paraná.

O reitor Júlio Santiago Prates Filho afirmou que a cerimônia refletia a importância da produção científica da UEM, abrangendo várias áreas do conhecimento. Para ele, a Eduem corresponde a um valioso “espaço acadêmico para publicações de obras de caráter científico e cultural que tenham relevância para o desenvolvimento da ciência, possibilitando a disseminação do conhecimento, abrindo caminhos para as trocas de experiências entre a UEM e as demais instituições universitárias do País e do exterior”. 

Ressaltou ainda que ela contribui para o aumento da publicação científica da UEM, beneficiando os pesquisadores e a própria Instituição.
Prates Filho enfatizou também que a Universidade tem feito um “grande esforço na busca de sua internacionalização, com a mobilidade, cooperação acadêmica e científica e participação em rede”. Explica que essa busca é exercida pela comunidade acadêmica, pelos pesquisadores, professores, técnicos, alunos e a administração. Cita, em especial, o Escritório de Cooperação Internacional, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e a Eduem, como indutoras desse processo.

O reitor enalteceu o rigor e a qualidade presentes em todas as etapas e em todos os produtos da Editora, além de ter destacado o papel dos autores, da equipe operacional, técnica, funcionários, consultores ad hoc, editores de áreas, e dos colaboradores que acreditam que a divulgação científica “é um instrumento de transformação do meio em que vivemos”.

Foram homenageadas pela Eduem, em razão da contribuição dada à história da Acta Scientiarum, as seguintes pessoas: Ary Pereira Braga, Edmundo Queiroz de Albuquerque, Erivelto Goulart, Fábio Amodêo Lansac-Tôha, Gilberto Cezar Pavanelli, Ivanor Nunes do Prado, Luiz Antonio de Souza, Maria José de Melo Vandresen, Maria Suely Pagliarini (in memorian), Paulo Cézar de Freitas Mathias, Péricles Moreira Chagas e Rosane Marina Peralta.
A solenidade reuniu também a vice-reitora Neusa Altoé, que junto com o reitor e os diretores da Eduem, entregaram as homenagens; o ex-reitor Gilberto Pavanelli; o ex-vice-reitor Mário de Azevedo; o fundador da Eduem, Ivanor Nunes do Prado; professores; agentes universitários; e membros da comunidade externa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário