sexta-feira, 14 de março de 2014

Eduem lança mais de 50 livros

Anualmente, a Eduem, Editora da Universidade Estadual de Maringá, promove o lançamento coletivo dos livros e este ano o evento está agendado para o próximo dia 28, quando haverá a cerimônia de lançamento das publicações da Eduem de 2012 a 2014. Nesta categoria estão 53 livros, dos quais três são da Coleção Documentos e História, além de 15 números da Coleção Fundamentum e 24 novas Revistas Acta Scientiarum. A festa de lançamento será no auditório do Bloco B-33, com início às 19h30.
Um dos destaques na cerimônia será a presença do pesquisador alemão Gerd Kohlhepp, professor e diretor do Instituto Geográfico da Universidade de Tubingen, Alemanha. Kohlhepp teve uma obra sua (Agrar Colonisation in Nord) traduzida do alemão para o português e publicada pela Eduem. O tradutor foi o professor Paulo Astor Soethe, da Universidade Federal do Paraná, doutor em Literatura Alemã, que também confirmou presença na cerimônia.
“O livro acaba de ser impresso sob o título Colonização Agrária no Norte do Paraná”, anuncia o diretor da Eduem, professor Alessandro Lucca Braccini, destacando que a obra avalia a colonização nesta região a partir da estrutura social, econômica e estrutural que a moldou. Na obra também está descrita a mudança de perspectiva econômica promovida na região  a partir da chamada geada negra de 1970, que acabou substituindo o plantio de café por outros produtos como algodão e soja.
Dupla comemoração – Além do lançamento dos livros, que já é um ato festivo, a Eduem também está comemorando os 40 anos de publicação das Revistas Acta Scientiarum. Durante a cerimônia, serão homenageadas várias pessoas que fizeram parte da história ao longo destas quatro décadas.
O diretor da Eduem explica que a publicação teve início em 1974, então com o nome de Unimar. “Era impressa apenas uma edição anual da revista que trazia em média onze artigos, de todas as áreas do conhecimento”. Em 1998, ela passou a chamar-se Acta Scientiarum, nome que, segundo  Braccini, foi escolhido para expressar o conteúdo e a filosofia da revista, que publica artigos científicos inéditos.
Braccini destaca que, hoje, a Eduem edita oito volumes da Acta Scientiarum, divididos por área do conhecimento. “No conjunto publicamos mais de 200 artigos por ano”, frisa.
Literatura, história e parasitologia - O diretor também explica o porquê de a solenidade deste ano englobar as publicações desde 2012. “É que em 2013, não promovemos o lançamento coletivo em razão de alguns eventos em caráter excepcional”, diz. Um deles foi o lançamento do primeiro livro de Literatura editado pela Eduem: Bordados do Brasil: a arte de Militão dos Santos, organizado por Jacirema Cléia Ferreira e Olinda Evangelista.
Também houve o lançamento da primeira edição, em inglês, com o selo da Editora: o livro Brazil-U.S. Relations in the 20th and 21st Centuries, organizado pelos professores Sidnei Munhoz e Francisco Teixeira. O lançamento foi feito durante a Feira de Frankfurt, da qual a Eduem participou.
O outro evento foi a tarde de autógrafos por conta do livro Parasitas de Peixes de Água Doce do Brasil, que tem entre os organizadores, o professor Gilberto Pavanelli. O evento também fez parte das comemorações dos 30 anos de criação Núcleo de Pesquisa em Limnologia, Ictiologia e Aquicultura (Nupélia) e 40 anos do curso de Ciências Biológicas da UEM.

Cultura Xetá – Na lista de lançamentos estão dois livros que foram produzidos com a colaboração do povo Xetá, incluindo as ilustrações. São eles: Vocabulário Ilustrado Xetá e Jané Rekó Paranuhá: narrativas Xetá. O diretor da Eduem explica que foram encaminhados projetos que irão concorrer em editais que garantam recursos para a distribuição das obras em escolas dos anos iniciais e do ensino fundamental de todo o Brasil.
SciElo – Braccini também anuncia uma novidade que promete aumentar ainda mais a visibilidade da Eduem, que é a indexação da editora no SciElo Livros. “Essa aprovação era aguardada desde 2012 e foi recebida com entusiasmo por todos”, comemora o diretor, dizendo que dos sete livros que já foram encaminhados para indexação, seis já foram aceitos. O diretor ainda lembra que a Eduem tem duas revistas Acta indexadas no SciELO.

Serviço
Lançamento coletivo de livros da Eduem
Data: 28 de março
Local: Auditório do Bloco B-33, câmpus sede da UEM
Horário: 19h30
Veja a relação dos lançamentos neste link.


UEM promove 1º Fórum de Pró-Reitores de Administração das IES do Paraná

Foi aberto oficialmente, nesta sexta-feira (14), na Universidade Estadual de Maringá (UEM), o 1º Fórum de Pró-Reitores de Administração das Universidades Estaduais do Paraná, no auditório do DCO, Bloco C-43 da Universidade Estadual de Maringá (UEM). O evento, patrocinado pela Caixa Econômica Federal, teve 110 inscritos, dentre eles, servidores públicos estaduais, em especial pró-reitores de administração, assessores jurídicos, assessores de planejamento, diretores administrativos, contadores e demais profissionais do setor.

A solenidade de abertura teve início às 8h30 e contou com a presença do reitor da UEM, Júlio Santiago Prates Filho,da  vice reitora da UEM, Neusa Altoé, do diretor geral da secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Sérgio de Jesus Vieira, do conselheiro da 5ª Inspetoria do Tribunal de Contas do Paraná, Ivan Lelis Bonilha, do assessor de Planejamento de Ensino Superior da SETI, Décio Sperandio, do pró-reitor de Administração da UEM, Marcelo Soncini Rodrigues, além do procurador chefe da 6ª Procuradoria Regional do Estado, Pedro Rogério Pinheiro Zunta, do reitor da Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro), Aldo Nelson Bona, da reitora da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Nádina Aparecida Moreno, entre outras autoridades.
Prates Filho salientou que as atividades administrativas devem sempre preservar as dinâmicas público-científicas das Universidades, tendo a difícil missão de gerenciar os recursos visando a excelência das instituições.
Sonsini relembrou a pauta discutida durante a quinta feira, quando teve início as atividades do Fórum, destacando a proposta de criação de um estatuto para as pró-reitorias administrativas, além de colocar à disposição das outras instituições de ensino superior o sistema de compras da UEM. Ele ainda ressaltou a importância da troca de experiências e informações para resolver problemas comuns, como o corte de 40% nas verbas destinadas às universidades estaduais pelo Governo do Estado do Paraná.

O diretor geral da Seti enfatizou o árduo trabalho dos secretários, pró-reitores e reitores por uma causa tão nobre quanto a educação.
Bonilha, homenageado durante a abertura do evento com uma placa, comentou sobre sua proximidade com o ensino superior desde o início de sua carreira, tendo lecionado por dez anos. Ainda expressou sua alegria em receber o convite para ministrar a palestra Tribunal de Contas e as Instituições de Ensino Superior do Paraná, realizada também na manhã desta sexta-feira.

A reitora da UEL destacou a importância do Fórum para a busca de mecanismos que racionalizem o orçamento, além de estimar que as universidades continuem unindo forças, na busca por transparência administrativa e superação das dificuldades. Em consonância com este discurso, o reitor da Unicentro, atual presidente da Apiesp ( Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público) desejou longevidade ao Fórum e sucesso na busca de soluções conjuntas, além de evidenciar a posição de pioneira da UEM na realização de importantes iniciativas, como o Encontro Anual de Iniciação Científica, além do próprio Fórum.

A programação continua na tarde desta sexta feira com palestra sobre Dispensa e Inexigibilidade de Licitação, ministrada por Edgar Guimarães. Consultor Jurídico do Tribunal de Contas do Paraná, que discutirá também contratação direta e efetivação de contratações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário