segunda-feira, 31 de março de 2014

Mais de 10 mil pessoas participam das atrações da 1ª Semana Municipal de Cultura

A 1ª Semana Municipal de Cultura, realizada entre os dias 24 e 30 de março, reuniu um público superior a 10 mil pessoas. As mais de 130 atrações culturais foram apresentadas para um público diversificado de alunos da educação infantil, ensino fundamental, médio e superior, portadores de necessidades especiais, idosos, índios e moradores de Maringá e municípios da região como Nova Esperança, São Pedro do Ivaí, Sarandi, Presidente Castelo Branco e Santa Fé.

Organizada pela Prefeitura de Maringá, através da Secretaria de Cultura (Semuc), a 1ª Semana Municipal de Cultura foi aberta com exposições de pintura, escultura e de fotografia que prosseguem até o dia 4 de maio no Calil Haddad. O primeiro dia da semana ainda contou com a apresentação do quinteto de metais do Unicesumar e da peça teatral “Rio da Paz” no Teatro Barracão.

Outra atração no Calil foram as palestras do historiador da Semuc, João Laércio Lopes Leal, que falou sobre a história do Festival de Música Cidade Canção (Femucic) e a sua importância para a história cultural de Maringá. O também historiador e gerente do Patrimônio Histórico da Semuc, Welington Vilanova, ministrou a aula inaugural do curso de história da arte.


Contação de histórias
Nas bibliotecas municipais do Jardim Mandacaru, Parque das Palmeiras, Vila Operária e Centro, alunos da educação infantil e ensino fundamental assistiram a contação de histórias pelas companhias teatrais que destacaram os valores da amizade, do combate ao preconceito e do bullying, incentivando a criatividade, imaginação, a visitação de bibliotecas e a promoção da leitura.

No Centro de Convivência Renato Celidônio (Praça da Prefeitura) foram montadas tendas para a leitura e apresentações teatrais, de corais e de dança, animaram os que passavam pela praça. No Teatro Reviver, o Ballet Municipal de Maringá lotou o espaço e encantou os convidados, e na segunda noite de semana cultural, o Ballet de Londrina mostrou porque é um dos grupos mais importantes do estado. Bom público também foi o da apresentação no Teatro Calil Haddad da peça Teatral “Amores Difíceis”, pela Súbita Companhia de Curitiba.

Além das apresentações artísticas a semana cultural recebeu a oficina técnica sobre os planos municipais de cultura, com a participação de representantes de mais de 20 municípios da região, oficina de teatro e workshop de percussão, e também os lançamentos de obras como o filme longa-metragem “Momentos Roubados” e do livro “No que você está pensando?”, ambos produções maringaenses.


Dia Municipal da Cultura

No Dia Municipal da Cultura, 27 de maio, a data foi comemorada com a apresentação dos músicos José Staneck (harmônica) e Flávio Augusto (piano) no Auditório do Luzamor. A data que também comemora o Dia Mundial de Teatro apresentou a peça teatral Rainha das Âncoras. A Semana Municipal de Cultura ainda foi marcada com o lançamento do edital Viapar Cultural que selecionará projetos aprovados pela Lei Rouanet.

O encerramento da semana de cultura não poderia ser melhor. “Ao Som de Tim Maia” de Paulinho Schoffen e Cottonet Club reuniu o maior público de todas atrações culturais e terminou a semana com muita emoção e alegria. 

A secretária de Cultura, Olga Agulhon, agradeceu os artistas, servidores e todos aqueles que se empenharam para o sucesso da semana cultural, conquistando grande público e promovendo o contato com a arte de crianças a idosos.


Serviço
Devido à chuva do domingo (30), a apresentação de “A Pereira da Tia Miséria” do Grupo Às de Paus, que encerraria a semana cultural, foi transferida para o dia 26 de ABRIL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário