quinta-feira, 20 de março de 2014

Pupin recebe para sanção a emenda à lei orgânica que autoriza o uso de armas pela Guarda Municipal

O prefeito Roberto Pupin recebeu do presidente da Câmara Municipal de Maringá, vereador Ulisses Maia, a emenda à lei orgânica do município que estabelece as atribuições da Guarda Municipal e autoriza o uso legal de pistola calibre 380 pelos agentes da corporação.
     A entrega do documento, com as assinaturas dos vereadores componentes da Comissão de Segurança na Câmara – que promulgam a emenda – foi feita na manhã desta quinta-feira (20) na sede da Secretaria Municipal de Trânsito e Segurança (Setrans).
     A emenda à lei orgânica entrará em vigor assim que for sancionada pelo prefeito, que anunciou para os próximos dias a entrega de cinco caminhonetes para reequipar a Setrans, além do repasse de R$ 1,2 milhão para a aquisição de equipamentos de rádio-comunicação para utilização na área de segurança pública. “A utilização da guarda armada em nossa cidade é a efetivação de um compromisso de campanha. Essa iniciativa vem para auxiliar as forças policiais de Maringá, não toma o lugar de nenhuma corporação do setor, agrega valor e reforça de forma significativa a segurança da população”, afirmou Pupin.
     Para o secretário de Trânsito e Segurança, Capitão Ideval de Oliveira, o apoio ao trabalho das polícias militar e civil será prestado pela Guarda Municipal a partir do treinamento e qualificação do efetivo da corporação. “A Guarda Municipal de Maringá conta com 140 agentes. Todos serão qualificados mas, inicialmente, pelo menos 70 receberão armas. Já o restante dos agentes, passarão por capacitação na Escola da Policia Militar”, assegurou.

Coragem e determinação
     O diretor de Defesa Social e chefe da Guarda Municipal, Sargento João Carlos Virmond Porto, enfatizou que o uso de armas pela corporação tem a aprovação das polícias civil e militar, após treinamento rigoroso, com avaliações psicológicas e físicas. “É uma atitude de coragem da administração municipal e uma tarefa difícil que o efetivo da nossa corporação fará o possível para cumpri-la de maneira exemplar”, adiantou.
     Ao revelar a aprovação da emenda à Lei Orgânica do Município na sua totalidade e em caráter definitivo pelos vereadores da comissão de segurança, o presidente da Câmara Municipal, vereador Ulisses Maia, comemorou o avanço na área de segurança à comunidade maringaense como um dia histórico para a cidade. “A Lei Orgânica está para o município assim como a Constituição Federal está para o país. Se a Constituição Federal limita a área de atuação da Guarda Municipal à proteção do patrimônio público, com esta emenda à Lei Orgânica a corporação terá mais autonomia para resolver situações e agir, efetivamente, em defesa da nossa população”, concluiu.
     Também participaram da cerimônia o presidente do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), Coronel Antônio Tadeu Rodrigues, representantes das forças de segurança do município e grande parte do efetivo de patrulheiros e demais integrantes da Guarda Municipal de Maringá.

Serviço
     Mais informações: (44) 3225-8500 (Setrans).

Nenhum comentário:

Postar um comentário