quinta-feira, 3 de abril de 2014

Aula marca início do PCO na UEM

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da UEM (PCO) realizou aula inaugural nesta quinta-feira, dia 3, para a primeira turma de mestrado. Durante a solenidade, o coordenador do PCO, Reinaldo Rodrigues Camacho, destacou que estava vivendo um momento histórico: o início da concretização de um sonho que povoou as mentes dos professores, que acreditaram, trabalharam e dedicaram tempo e conhecimento para que o sonho se realizasse. 

Disse o curso veio atender uma demanda represada na região. O chefe do Departamento de Ciências Contábeis (DCC), Romildo de Oliveira Moraes, relatou o processo de criação do PCO e ressaltou a qualidade do curso de graduação na área da UEM.

O pró-reitor de Administração, Marcelo Soncini Rodrigues, relembrou a história do DCC e suas realizações, como o periódico Enfoque Reflexão Contábil e o espaço Associação de Professores de Ciências Contábeis. Comentou que o mestrado promoverá também crescimento considerável na graduação. 

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Mauro Ravagnani, enfatizou o esforço e o investimento para que o PCO fosse realidade e que ele ajudaria o Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CSA) a dar o salto de qualidade almejado. O CSA conta também com os programas de pós-graduação em Economia e em Administração e estuda a criação do programa na área de Direito.

O diretor do CSA, Nilmen Salles, disse que o PCO era o início do sonho para todos e que isto é próprio da academia. Comentou que a missão da universidade é produzir e transmitir conhecimento e que a intenção é avançar cada vez mais nesse sentido. Para ele, o mestrado não é apenas um sonho, mas uma conquista para sociedade, uma possibilidade de buscar qualificação neste espaço público e competente que é a UEM.

A aula inaugural foi ministrada pelos professores Ilse Maria Beuren (UFPR) e José Alonso Borga (UFSC), Eles enfocaram temas relacionados com as linhas de pesquisa do PCO: Contabilidade Gerencial e Contabilidade para Usuários Externos, que fazem parte da área de concentração em Controladoria.

O programa, implantado em dezembro de 2013 com aprovação da Capes, iniciou as aulas em março. A linhaem Contabilidade Gerencial contempla pesquisas e estudos conceituais e/ou empíricos envolvendo sistemas de mensuração, informação e apoio ao processo de planejamento e controle das organizações. Já a linha emContabilidade para Usuários Externos envolve estudos e pesquisas voltados aos aspectos conceituais e/ou empíricos, bem como a aplicação de recursos sob a ótica dos desempenhos empresariais passados e/ou projetados.

Beuren possui doutorado em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo, mestrado em Ciências Contábeis pela Fundação Getúlio Vargas, mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e graduação em Ciências Contábeis pela Univates. Desde agosto de 2012, é professora titular na Universidade Federal do Paraná. É membro efetivo do Comitê Assessor do CNPq da área de Administração/Contabilidade/Economia desde julho de 2013. Tem experiência na área de Ciências Contábeis e atua principalmente nos seguintes temas: controladoria, sistemas de controle gerencial, controles de gestão.

Borba é graduado em Ciências Contábeis, mestre em Contabilidade Gerencial pela Fundação Getúlio Vargas e doutor em Controladoria e Contabilidade pela USP. Foi visiting schollar na University of Illinois at Urbana-Champaign. Fez pós-doutoramento na Hautes Études Commerciales de Montreal/Canadá e na Rutgers University/ USA. Professor da UFSC, tem experiência profissional como contador, auditor e controller. É editor da Advances in Scientific and Applied Accounting. Suas áreas de interesse são: fraudes e controle gerencial, aplicação de sistemas especialistas, transparência e evidenciação contábil, educação e pesquisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário