terça-feira, 22 de abril de 2014

Saúde inicia vacinação contra a gripe e prepara mobilização no sábado

A Secretaria de Saúde iniciou nesta terça-feira (22), a vacinação contra a gripe da campanha nacional, que vai até o dia 9 de maio, com um dia de mobilização no próximo sábado, 26 de abril. Devem ser vacinadas crianças a partir dos seis meses até cinco anos incompletos, pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas que tiveram filho a partir de 1º de março, população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional. 

A previsão para Maringá é vacinar 112 mil pessoas. Todas as Unidades Básicas de Saúde, com exceção das UBS Grevíleas e Mandacaru, que estão em reforma, e a Sala de Vacina da Secretaria de Saúde estarão vacinando o público-alvo. A campanha atende também pessoas portadoras de doenças crônicas não-transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais. Para esse grupo não há meta específica de vacinação.

O secretário de Saúde, Antônio Carlos Nardi, participou do início da vacinação nesta terça-feira, e orientou as pessoas que tem direito à dose a procurarem uma Unidade Básica ou a Sala de Vacina da secretaria o quanto antes. “No sábado, todas as UBS, inclusive a Mandacaru e Grevíleas, assim como a Sala de Vacina da secretaria, estarão atendendo das 8 às 17 horas. Será uma chance para aquelas pessoas que não tem como se vacinar durante a semana”, reforçou o secretário, orientando as pessoas que vão tomar a vacina ou os pais de crianças na faixa indicada a levarem a carteirinha de vacinação. 

Nardi destaca a importância da vacinação da gripe neste período, antes do início do inverno, como forma de garantir a imunização. “A criação de anticorpos ocorre entre duas e três semanas após a aplicação da dose. Por isso é importante que as pessoas procurarem a vacinação no período da campanha. Assim, quando chegar o inverno, estarão protegidas”.

A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), definida também por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe. São priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias. 

A vacina contra gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos. Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário