quinta-feira, 17 de abril de 2014

Páscoa sem Dengue busca envolver comunidade no combate ao mosquito

A campanha Páscoa sem Dengue, iniciada esta semana durante a Força Tarefa que está limpando terrenos e quintais por toda a cidade, quer a mobilização das pessoas no combate ao mosquito Aedes aegipty. “Pelo menos 80% dos focos do mosquito da dengue identificados pelos nossos Agentes Ambientais e na Força Tarefa iniciada no começo de abril estão no lixo e pratos de vasos em quintais, portanto passíveis de serem eliminados pelos moradores”, disse o secretário de Saúde, Antônio Carlos Nardi.

A Páscoa sem Dengue segue as campanhas iniciadas no final do ano passado, sensibilizando o público para a importância e a necessidade de combater todo tipo de água parada. Em todas as campanhas, lembra Nardi, a mobilização contra o mosquito é levada à população através dos Agentes Ambientais, das Unidades Básicas, das equipes do Saúde da Família, das demais secretarias municipais e de todos os setores integrados ao Comitê Municipal de Combate à Dengue.

Na Volta às Aulas sem Dengue, ilustra o secretário, a campanha mobilizou os estudantes com o objetivo de chegar às famílias, e o tema está sendo tratado em todas as escolas municipais pelo menos uma vez ao mês. “Quem participa das ações contra o mosquito sabe do trabalho ininterrupto contra a dengue o ano todo, inclusive no inverno quando o número de casos é menor”, lembra Nardi.

A Páscoa sem Dengue reforça todo esse trabalho, com um grande apoio das igrejas, que integram o Comitê Municipal de Combate à Dengue. Durante as celebrações, lembra Nardi, os padres e pastores estão lembrando os fiéis do compromisso com a saúde, o compromisso com a vida através da atitude de eliminar as condições de proliferação do mosquito da dengue. 

Mas a campanha, segundo o secretário, visa também mobilizar as pessoas para aproveitar os dias do feriado prolongado para eliminar a água parada nas residências e quintais. O prefeito Roberto Pupin, durante inauguração da ATI do Parque Itaipu, nesta quarta-feira, pediu a colaboração da comunidade contra a dengue. “Vamos nesta Páscoa abrir nossos corações para o bem, lembrar a mensagem da morte e ressurreição de Jesus, e fazer nossa parte pela saúde de todos”, lembrou.

Pupin destacou a Força Tarefa das secretarias municipais, Tiro de Guerra e voluntários do Comitê da Dengue que nas últimas semanas tem retirado toneladas de lixo e entulho de quintais e terrenos baldios. “O lamentável é limparmos os quintais de moradores que já foram notificados e até multados, mas continuam com lixo e pratos de vasos acumulando água e contribuindo com a proliferação do mosquito da dengue”, disse o prefeito.

A Força Tarefa envolvendo a Fiscalização Integrada da Secretaria de Gestão, as secretarias de Saúde e de Serviços Públicos, o Tiro de Guerra e o Comitê Municipal de Combate à Dengue, que desde o início de abril tem promovido a limpeza de quintais e terrenos por toda a cidade. Apenas nos bairros da zona norte, foram localizados 80 focos do mosquito, 139 proprietários multados por má conservação e mais de 700 atendimentos solicitados pela Ouvidoria. A Força Tarefa continua os trabalhos em residências onde os Agentes Ambientais identificam situação de risco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário