terça-feira, 8 de abril de 2014

Consumo alternativo e circulação de objetos são temas de seminário em Maringá

Seminário abordou a circulação de objetos de forma não tradicional e que não faz parte da cultura do marketing. O Programa de Pós-Graduação em Administração da UEM (PPA), sob a organização do Grupo Interdisciplinar de Pesquisas e Estudos em Marketing (Gipem), promoveu o Seminário Sistemas de Circulação de Objetos: a criação de valor e relações entre consumidores e objetos em modos de consumo alternativos, nesta terça-feira, dia 8. O tema foi explorado por Daiane Scaraboto, pesquisadora com Ph.D. pela em Business Administration, área de Marketing, pela Schulich School of Business, York University, Canadá, e professora da Pontifícia Universidade Católica de Chile, Santiago, Chile.

Scaraboto citou os livros da biblioteca e a tocha olímpica como objetos transferidos múltiplas vezes através do tempo e espaço pelas pessoas de forma não convencional. Disse que, em alguns casos, a transferência de objetos é mediada por empresas e, em outros, é feita de maneira espontânea entre as pessoas, como no consumo colaborativo (sharing economy), no qual, as pessoas se unem ou para produzir o produto ou para adquiri-lo. O processo pode ainda envolver a doação do objeto não mais utilizado. O compartilhamento pode ser de objeto material ou digital, pode envolver também valor afetivo, como no caso de herança, valor lúdico ou religioso como no geocaching ou no movimento das capelinhas. Para a professora, todo esse processo ainda não é bem compreendido pelo marketing.

A pesquisadora procura preencher as brechas teóricas para entender o consumo alternativo e a circulação de objetos nesse modelo. Entre as indagações estão as questões se o valor desses objetos aumenta ou não quanto mais circulam; se eles criam relações entre os consumidores e entre estes e os objetos; se aumenta ou não o valor emocional com o objeto mais transferido; se gera novidade com o passar do tempo; porque as pessoas fazem essa circulação de objetos; como o fazem; quais os elementos materiais; quais as práticas associadas ao processo de circulação; entre outras. Scaraboto comentou que, normalmente, as práticas de circulação envolvem o ativar o objeto, preparar, proteger, registrar, receber guardar, repassar, monitorar, brincar/rezar e contar histórias sobre ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário