sexta-feira, 25 de abril de 2014

Decreto cria Parque Industrial Tecnológico e incentiva empresas da Incubadora

O prefeito Roberto Pupin recebeu nesta sexta-feira (25) o professor da UEM, Marcelo Farid Pereira e Vânia Calsavara Bueno, que coordenam os trabalhos da Incubadora Tecnológica de Maringá, instalada no antigo Armazém do IBC, em uma área de 14.471,31 m².

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Valter Viana, também participou do encontro. O objetivo foi agradecer pela assinatura do decreto 789/2014 criando o Parque Industrial Tecnológico.
Segundo Farid, o decreto vai incentivar e permitir a legalização das empresas instaladas no local. “Com a criação do Parque Tecnológico, as empresas já instaladas poderão regularizar os alvarás e outras empresas terão mais facilidade para se instalar na Incubadora, já que desenvolvem atividades tecnológicas, sem risco para a população”, afirmou.

Atualmente a Incubadora Tecnológica tem mais de 20 espaços preenchidos por 13 empresas, incluindo a participação do Senai, Centro de Inovação e Bom Negócio Paraná.

O trabalho teve início em 2005 com a conscientização dos empresários e a busca de parcerias. Em 2009 a Prefeitura repassou um recurso de R$ 1 milhão para a estruturação da Incubadora Tecnológica e no ano passado foi concluída a parte estrutural.

A Incubadora concorreu a um prêmio da Finep apresentando um projeto que concorreu com municípios de todo o Brasil. O projeto de Maringá foi um dos 8 aceitos no país, e o único do Paraná. O prêmio vai disponibilizar recursos para aumentar o espaço, com possibilidade de abrigar mais 18 empresas e startups.
O professor ressalta que a área de inovação tecnológica para Maringá é muito significativa. Até o ano passado foram desenvolvidos 22 produtos pelas empresas da Incubadora. Para este ano já está previsto o desenvolvimento de 38 produtos, entre eles polímeros e biotecnologia.

O prefeito parabenizou todos os parceiros envolvidos e afirmou que a Prefeitura continua incentivando o trabalho na Incubadora Tecnológica. “Além de garantirmos um recurso mensal para o desenvolvimento do projeto, ainda estamos reservando um espaço de 11 alqueires no Parque Cidade Industrial para essas empresas se estabelecerem”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário