segunda-feira, 14 de abril de 2014

Força Tarefa contra a dengue chega à zona leste da cidade

A Força Tarefa contra a dengue, reunindo secretarias municipais, Tiro de Guerra e setores integrados ao Comitê Municipal de Combate à Dengue, chegou esta semana na zona lesta da cidade, com limpeza e fiscalização em residências e terrenos. Apenas em um terreno de aproximadamente 10 mil metros quadrados, entre as avenidas Gastão Vidigal e José Alves Nendo, foram retirados seis caminhões de lixo e entulho. 

As equipes também notificaram uma empresa de paisagismo instalada na região para retirar mudas adultas plantadas nas calçadas e pavimentar o passeio público. Um morador, já no Residencial Aeroporto, foi multado por acumular resíduos que contribuem com a proliferação do mosquito da dengue. Apenas na semana passada, nos bairros da região norte, a Força Tarefa autuou 139 imóveis por má conservação, onde foram localizados 78 focos de larvas do Aedes aegypti e atendidos 678 solicitações da Ouvidoria pelo telefone 156.

O secretário de Serviços Públicos, Vagner Mussio, informou que apenas este ano foram recolhidos mais de 3,5 mil toneladas de resíduos jogados em terrenos, praças, avenidas e fundos de vale. “Além das 300 toneladas da coleta diária precisamos manter equipes com pessoal, veículos e equipamentos para recolher entulho e lixo jogados por moradores nesses locais”, lamenta o secretário, que calcula um valor de R$ 500 mil apenas para a destinação desse material. “São resíduos que poderiam ser destinados corretamente pelas pessoas”.

O custo desse descaso dos moradores, lembra Mussio, é muito maior se levar em conta o trabalho dos servidores, máquinas e veículos mobilizados. “São equipes que poderiam estar realizando serviço em locais públicos mas tem que limpar áreas particulares”. Apenas durante a semana passada a Força Tarefa mobilizou 10 veículos, dois caminhões caçamba mais caçambas de uma empresa privada e envolveu 90 pessoas entre fiscais da Fiscalização Integrada da Secretaria de Gestão, Agentes Ambientais da Secretaria de Saúde, servidores da Secretaria de Assuntos Comunitários e atiradores do Tiro de Guerra.


PÁSCOA SEM DENGUE
A ação da Força Tarefa nesta segunda-feira abriu também a campanha Páscoa sem Dengue da Secretaria de Saúde. Assim como as demais campanhas realizadas em datas comemorativas, explica o secretário Antônio Carlos Nardi, o combate ao mosquito será tratado com prioridade nas Unidades Básicas e em todos os eventos da Saúde, e também abordado nas igrejas. “As igrejas são nossas parceiras no Comitê Municipal de Combate à Dengue, já realizam um grande trabalho junto aos fiéis e nessa época de grande movimento pela Sexta-feira Santa e Páscoa estarão intensificando a questão da dengue nas celebrações”, afirma Nardi.

O secretário destaca também o trabalho dos Agentes Ambientais, que atuam em toda a cidade orientando os moradores no combate ao mosquito. São os agentes também que estão identificando as residências visitadas pela Força Tarefa. “Esses moradores multados já foram notificados anteriormente e são reincidentes”, afirmou o gerente da Vigilância Ambiental, Silvio Torrecilha. “Os moradores autuados que continuarem com focos do mosquito ou água parada nos quintais serão denunciados no Ministério Público”, informou.

Segundo Torrecilha a Força Tarefa continua nos próximos dias, em vários bairros onde existem muitas solicitações de limpeza por parte dos moradores através da Ouvidoria. “Estamos realizando o trabalho de responsabilidade do morador, muitos alegam não fazer sua parte porque o vizinho ou outras pessoas não fazem, colocando toda a comunidade em risco”, lamenta o gerente, que orienta as pessoas a denunciarem os locais com acúmulo de lixo e entulho pelo telefone 156 da Ouvidoria Municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário