segunda-feira, 7 de abril de 2014

Plano define princípios, políticas e diretrizes da UEM

A partir desta segunda-feira, dia 7, a Comissão de Elaboração do Plano Diretor Participativo (PDP) do Câmpus Sede da UEM inicia a nova fase dos trabalhos. Após o término do ciclo de Oficinas Temáticas em 27 de março, com o início da sistematização das informações coletadas no período, mais um canal de comunicação está disponível para a comunidade acadêmica continuar a contribuir com suas propostas e demandas que objetivam identificar problemas e potencialidades da Universidade.

De acordo com a presidente da Comissão de Elaboração do PDP, Ana Lúcia Rodrigues, o novo instrumento é essencial para ampliar a possibilidade de participação de toda a comunidade acadêmica (técnicos, docentes e discentes) no processo e também da comunidade maringaense externa. A ferramenta é um formulário online a ser preenchido com as demandas e expectativas relacionadas com a Universidade.

“A Comissão institui em cada etapa do processo de elaboração, o devido respeito às premissas que regem essa instituição pública, cuja função social é oferecer gratuitamente excelência em educação, pesquisa e extensão. Portanto, a participação democrática da comunidade interna e externa a UEM é fundamental e está garantida”, declara.

Para participar, basta acessar o endereço eletrônico http://www.sites.uem.br/planodiretor_uem/interatividade com opção de preencher dois formulários eletrônicos, até 7 de maio. O primeiro está relacionado com o conteúdo: “Qual Câmpus Sede da UEM nós queremos?”. O espaço se estrutura em Realidade Existente, para o participante relatar os problemas e conflitos, e a Realidade Desejada, na qual, devem constar os anseios, as propostas, demandas e potencialidades associadas ao relato anterior.

O segundo formulário abre oportunidade para os comentários, com intuito de disponibilizar ao interessado uma área para solicitações, críticas e sugestões. Ambos formulários serão submetidos à moderação, antes da publicação, para evitar uso inapropriado para o qual o ambiente está destinado.

Conforme a presidente da Comissão, todas as informações levantadas contribuem para compor as propostas que serão levadas à discussão e votação nas Audiências Públicas, que são as instâncias deliberativas e decisórias do processo. A primeira está agendada para 21 de maio. “A decisão da maioria presente vai definir o território, os princípios e as diretrizes de constituição dos eixos que estruturarão o Plano Diretor para a gestão da Instituição, nas mais diversas áreas, no horizonte temporal dos próximos 10 anos”, enfatiza.

As primeiras reuniões de sistematização das informações identificaram preliminarmente os seguintes eixos estruturantes do PD: Infraestrutura; Cidadania; Sustentabilidade; Segurança; Mobilidade; Arte, Cultura e Lazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário