quinta-feira, 3 de abril de 2014

Pesquisa mostra variação de até 156% e aumento no preço de produtos em menos de um mês

Pesquisa de Pescados divulgada nesta quarta-feira (3) pelo Procon de Maringá mostra que o preço dos pescados está mais caro em relação à última pesquisa, realizada no início do mês de março, indicando uma variação de até 156,61% nos valores praticados pelo mercado. 

A pesquisa foi realizada entre os dias 27 e 31 de março em 9 estabelecimentos da cidade, e foram consultados 24 produtos, identificando uma variação maior no filé de merluza.

Nos supermercados e peixarias, a pesquisa identificou grandes variações de preço no quilo e no preço médio dos produtos.

Nas peixarias, a variação do preço médio atingiu 23,39% e a maior alteração encontrada foi no bacalhau do porto (72,41%), seguida do filé de merluza (70,86%), filé de salmão (63,88%) e camarão rosa (50%).
Nos supermercados, a variação do preço médio alcançou 23,18% e a maior alteração foi no preço do filé de merluza (156,61%), seguida do bacalhau do porto (111,38%), filé de linguado (58,44%) e do camarão cinza (53,15%).

O diretor do Procon, João Luiz Agner Regiani, alerta para a importância de pesquisar antes de comprar. “No período da Quaresma as pessoas consomem mais peixe. O nosso objetivo com a pesquisa é mostrar ao consumidor que o preço varia e que o ideal é pesquisar para comprar com um preço melhor”, destaca.
Não foram consideradas para esta pesquisa diferenciação de produtos importados ou nacionais, congelados ou frescos, tamanho, mas, considerados apenas produto e preço.

Os produtos comercializados em embalagem com peso em gramas foram convertidos para preços em Kg.
O Procon orienta que para os produtos deste gênero, além do preço, é de suma importância verificar as condições, procedência, conservação e qualidade do produto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário